Assessoria Econômica

 Sub Categories

barra sondagem industrial 100

indice confianca 100 sondagem industrial 100 notas economicas 100 sondagem ingustria 100 notas ecomicas 100

 

Nível de atividade industrial cresce em julho

Os dados da Sondagem Industrial do DF apontam um aumento no ritmo de atividade do setor em julho, com crescimento da produção fabril, do emprego e da utilização da capacidade instalada.

O índice de evolução da produção alcançou 57,9 pontos – crescimento de 4,1 pontos frente ao mês de junho (53,8 pontos). Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2021. Na comparação com julho de 2024 (48,7 pontos), ocorreu crescimento intenso do índice foi de 9,2 pontos.

O indicador de evolução de nível de emprego avançou de 53,2 pontos em junho para 54,1 pontos em julho. O aumento de 0,9 ponto mantém o índice acima dos 50 pontos pelo quinto mês consecutivo, sustentando a tendência de crescimento do nível de emprego industrial aqui no DF. A expansão do nível de atividade foi corroborada pelo crescimento da utilização da capacidade instalada (UCI). Em julho, a UCI avançou 2 p.p. e o indicador alcançou 67%.

Apesar da melhora do nível de atividade fabril, as expectativas para os próximos seis meses foram novamente reavaliadas de maneira menos positiva.

A pesquisa foi realizada pela Fibra em parceria com a CNI, de 1º a 12 de julho de 2025.

Nota Importante: Indicadores abaixo da linha dos 50 pontos indicam queda. 

barra sondagem construcao 100 

indice confianca 100 sondagem industrial 100 notas economicas 100 sondagem ingustria 100 notas ecomicas 100

Crescimento do nível de atividade e de emprego em julho

A Sondagem da Indústria da Construção do DF de julho mostra que o setor aumentou o ritmo de crescimento do nível de atividade pelo segundo mês consecutivo seguido da reversão da tendência de queda para expansão do emprego.

O índice de evolução do nível de atividade da construção avançou de 51,6 pontos em junho para 53,0 pontos em julho – aumento de 1,4 ponto. O avanço do índice, sinaliza crescimento do nível de atividade pelo segundo mês consecutivo. Na comparação com julho do ano passado, o índice recuou 3,9 pontos

O índice de evolução do número de empregos alcançou 56,4 pontos em julho e cresceu 7,3 pontos ante junho. O desempenho do índice, acima dos 50 pontos, sinaliza crescimento do nível de emprego do setor em julho. A utilização da capacidade de operação (UCO) do setor alcançou 67% em julho.

Os empresários do setor continuam otimistas, embora as expectativas estejam sendo ajustadas mês a mês, indicando cautela. Os dados são da pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do DF – Fibra em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI, no período de 1º a 12 de junho de 2025.

 

barra dados 100

indice confianca 100 sondagem industrial 100 notas economicas 100 sondagem ingustria 100 notas ecomicas 100

São disponibilizados os principais dados socioeconômicos do DF relacionados ao mercado de trabalho, índices de inflação, balança comercial, consumo de energia, entre outros.

 

 

Imagem

 

Imagem

 

barra notas 100 

indice confianca 100 sondagem industrial 100 notas economicas 100 sondagem ingustria 100 notas ecomicas 100

A Assessoria Econômica, periodicamente, elabora notas técnicas e apresentações de cenários que têm como objetivo a análise dos principais aspectos da conjuntura macroeconômica da indústria local. São abordados temas como atividade econômica, mercado de trabalho, inflação, políticas públicas industriais, entre outros. Essas produções estão disponibilizadas para consulta logo abaixo.

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac