A inovação traz vantagens competitivas para as empresas, que se traduzem em avanços no bem-estar social e, por isso, deve ser sempre incentivada. Mudanças organizacionais e o desenvolvimento de novos produtos, serviços, processos e modelos de negócio não ocorrem sozinhos. Práticas inovadoras se fortalecem quando realizadas por meio de parcerias e com o apoio de iniciativas que visem o seu estímulo.
É nesse sentido que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) vêm trabalhando de forma ativa nos últimos quatro anos. Sob a bandeira da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), lutamos para incorporar o tema na estratégia das empresas e ampliar a efetividade das políticas de apoio no país. Trata-se de um exemplo bem-sucedido de interação público-privado, por meio da construção conjunta de soluções para aumentar a competitividade.
Em consonância com esse objetivo, a MEI criou os Núcleos Estaduais de Inovação (NEI), que atuam em rede para que ações nacionais cheguem aos estados, reforçando atividades inovadoras por todo o Brasil. Em 2010, por intermédio desses núcleos, a CNI e o SEBRAE firmaram parceria para implantar planos de inovação nos pequenos negócios por
meio de atos de mobilização, capacitação, consultoria e assessoria. Como resultado, mais de 6.000 empresas foram capacitadas e mais de 1.500 tiveram atendimento em gestão.
Os 15 casos presentes nesta publicação são evidências inspiradoras do resultado dessa iniciativa.
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Created Date: | 09-24-2015 |
Last Updated Date: | 09-24-2015 |