Notícias

Fibra auxilia empresas a como vender para o Governo

consultor

Ao pensar em auxiliar os empresários de Brasília a driblar a crise financeira que atinge nosso país, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em parceria com o Sebrae no DF, realizou no dia 19/05 a palestra “Como vender para o Governo”. A demanda surgiu de pedidos dos próprios presidentes dos sindicatos filiados à Fibra. A licitação é o processo utilizado pelos órgãos que utilizam dinheiro público (oriundo de impostos e taxas) para contratar obras e serviços. Esta oportunidade se torna atrativa para os empresários, pois, apesar do desaquecimento, a máquina pública não pode parar.

A presidente do Sindicato das Indústrias Fabricantes e de Reparação e Manutenção de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos Industriais, Elétricos e Eletrônicos do DF (Sindeletro-DF), Maria de Lourdes, ressaltou a importância da capacitação para melhor preparar os empresários de Brasília nesta oportunidade de negócio. “É uma ótima possibilidade de, inclusive, melhorar a economia da nossa cidade. Pois, quando as empresas brasilienses participam dessas licitações em Brasília, esse fluxo de dinheiro não sai daqui, melhorando as condições financeiras da nossa cidade, ” completou Maria de Lordes.

O consultor do Sebrae Sérgio Cintra fala da importância de o empresário conhecer a legislação e saber se tem capacidade ou não para fornecer para o Governo. “É importante ele conhecer a Lei 8.666, que trata de contratos e licitações. É ela que rege todas as compras públicas do Brasil. Ela é a base para todo dinheiro público gasto em compras, que gira em torno de R$ 600 bilhões ao ano em todos os níveis de compras desde Governo Federal, municipal e empresas públicas”. O consultor destaca que para uma empresa participar de licitações e pregões, ela deve estar de acordo com o descrito no edital e apresentar documentos que comprovem sua habilitação jurídica; qualificação técnica; qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal.

Em sua palestra, Sérgio Cintra ainda falou sobre como iniciar a participação nesta forma alternativa de negócio, sobre as legislações que regem este processo e a importância de cada uma, e tirou dúvidas sobre outras informações que os participantes julgaram importantes para entrar neste mercado.

Cuidados

O processo de compra e venda para instituições públicas é amparado por uma legislação aplicável, cabendo destacar a Lei 8.666/1993 que trata de licitação em geral e a Lei 10.520/2002, que trata do pregão. “É muito importante que a empresa tenha um profissional que entenda bem desta Lei, para que eles saibam seus direitos e deveres”, ressalta.

Ao negociar com uma instituição pública, a empresa deve realizar uma pesquisa sobre seu futuro cliente, com o objetivo de verificar a situação financeira e obter referências comerciais. Além disso, deve realizar uma análise de risco, afim de verificar se o negócio vai trazer lucro para a empresa ou pode trazer prejuízos. Deve ainda, saber se tem capacidade de fornecer na condição e nos prazos estabelecidos no edital. Outra análise necessária é o preço. A empresa precisa saber se o valor pedido é adequado para que ela consiga cumprir suas atribuições e receber lucro. E, principalmente, deve ter uma equipe capacitada, tanto para a participação da licitação, na leitura do edital e na execução das tarefas.

O Sebrae no DF oferece, ainda, uma consultoria especializada para os empresários interessados em vender para o governo. Para obter mais informações ligar no telefone 0800 570 0800

Gabriela Soares
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362-6127
E-mail: gabriela.soares@sistemafibra.org.br
Foto: Glaucya Braga / Sistema Fibra