Notícias
DF sedia IV Encontro Nacional de Sindicatos
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 23 Junho 2016 12:14
Brasília sediou, no dia 22 de junho, o IV Encontro Nacional de Sindicatos da Indústria Gráfica. O evento, que já está na quarta edição, foi realizado no Hotel Windsor Plaza e contou com a presença de cerca de 40 presidentes e executivos de Sindicatos e Abigraf’s de todo o país.
Na abertura, o presidente do Sindigraf-SP, entidade promotora do encontro, Fábio Mortara, ressaltou a importância do encontro para o setor e a necessidade de sua manutenção para os anos seguintes. Em seu último ano de gestão, Mortara fez ainda um balanço de seu trabalho junto ao Sindigraf-SP.
Na sequência, o presidente da Abigraf Nacional, Levi Ceregato, falou sobre a urgência de reformas nas regras trabalhistas, fiscais e políticas para que as empresas e o país possam retomar o desenvolvimento e o ritmo de crescimento.
Em seguida, o presidente do Sindigraf-DF, Pedro Henrique Verano, destacou o fato de o evento ser realizado novamente no DF e como ele tem contribuído para o crescimento da indústria gráfica nacional. Segundo Pedro, as palestras promovidas durante os encontros, com informações e discussões de interesse para os sindicatos, além de representar um momento singular para ampliar o relacionamento com os presidentes e executivos de Sindigraf’s e Abigraf’s de outros estados, têm trazido resultados positivos para a gestão das ações do Sindigraf-DF.
A pauta do evento teve início com a apresentação do advogado Sérgio Junchem, que tratou das “Estratégias de Negociações Coletivas de Trabalho em Momentos de Crise”. O palestrante orientou sobre pontos importantes no processo da negociação coletiva, considerando o momento atual e as dificuldades para fechamento de um acordo ante à crise econômica.
A gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camila Cavalcanti, falou sobre os "Desafios e Oportunidades para a Atuação dos Sindicatos da Indústria". Ela relatou as ações realizadas no Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela CNI, em suporte às atividades dos sindicatos da indústria, focando nas ferramentas disponíveis para os Sindigraf’s e voltadas para o desenvolvimento das empresas associadas e ampliação de seus quadros associativos e de receitas.
"Os Benefícios do Anexo da NR 12" foi o tema principal da palestra do presidente da ABTG, Claudio Baroni. Em sua fala, Baroni apresentou o trabalho técnico realizado pela entidade na elaboração de procedimentos da aplicação da Norma, especificamente para o setor gráfico, a ser proposto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. O trabalho é de suma importância, visto que a Norma é omissa no que tange sua aplicação no setor.
Intitulada “Uma Visão de Futuro e Negócios para a Indústria Gráfica”, o consultor da Gimbel & Associates, Randall Swope, apresentou uma palestra composta por um leque de procedimentos de gestão com o objetivo de melhorar o resultado das empresas, principalmente no tocante ao aumento da produtividade e às novidades e tendências do mercado.
A defesa da mudança trabalhista foi um dos focos da palestra “Pequenas Dicas para Evitar Grandes Condenações”, a cargo do juiz Marlos Melek. Ele sugeriu que a reforma da legislação trabalhista seja encabeçada na proposição de que o negociado suplante o legislado.
Encerrados as atividades, o diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, Vinícius Nobre Lage, abordou os “Panoramas e Perspectivas para as Micro e Pequenas Empresas no Brasil”. Em sua apresentação, Vinicíus fez um panorama das micro empresas, sublinhando suas necessidades e dificuldades. O relato focou os dados do SEBRAE a respeito da indústria gráfica brasileira, ressaltando ser um segmento, em sua maioria, constituída de pequenas empresas.
Fonte/ Imagem: Sindigraf-DF