Notícias

Fibra publica 14ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do DF

Sem títuloA Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) acaba de divulgar a 14ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do DF, publicação anual que traz o posicionamento do setor industrial a respeito das proposições legislativas que causam impacto no ambiente produtivo da cidade. 

O documento resulta do permanente monitoramento das atividades legislativas e de um processo participativo de discussões e consultas aos líderes empresariais dos segmentos que compõem o parque fabril brasiliense. Além de disseminar informações de interesse do empresário, a Agenda Legislativa tem como objetivo subsidiar as discussões e apoiar proposições que transcendam às atuais dificuldades, com vistas a promover o aumento da competitividade do setor produtivo local.

A Agenda Legislativa do DF 2016 é composta por 40 proposições que tramitam na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Os projetos de lei estão subdivididos em quatro assuntos, e classificados em 10 temas: Assuntos econômicos (defesa do consumidor; desenvolvimento científico e tecnológico; e regulamentação adicional); Assuntos Tributários e Fiscais (instrumentos fiscais e financeiros; obrigações e administração tributária; e defesa do contribuinte); Assuntos Relativos à Política Urbana e Meio Ambiente (uso do solo; e meio ambiente); e Assuntos Sociais (trabalho e empregabilidade; e responsabilidade social).

Além disso, neste ano, a publicação vem com uma grande novidade: um capítulo inicial no qual é apresentado o perfil da indústria do DF, a partir de dados do setor e da análise conjuntural da transformação e da construção civil no primeiro semestre do ano. Com estas informações, será possível ter acesso a um panorama qualificado, composto por níveis de atividade industrial e pelos principais problemas que impactam o ambiente de negócios.

Desta forma, os parlamentares poderão conhecer de forma mais profunda as demandas do setor, o que facilitará a construção conjunta de uma legislação que garanta a segurança jurídica dos negócios e promova o desenvolvimento econômico sustentável do DF.

No início do mês de setembro, o documento foi entregue aos 24 deputados distritais, oito deputados federais e três senadores que representam o Distrito Federal na esfera legislativa. Para o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, a postura proativa, mediante o diálogo contínuo e transparente com o Legislativo, além de aprimorar as propostas que impactam no desempenho da indústria, também contribuem para a aprovação de leis que estimulem a competitividade. “Temos pressa na construção de políticas públicas que propiciem a retomada de uma economia forte, capaz de estimular o setor produtivo a gerar emprego e renda. Esta Agenda, como instrumento indispensável ao relacionamento com os deputados distritais, faz este papel”, defende Jamal.

Para conhecer o posicionamento da Indústria sobre os mais diversos temas que tramitam na CLDF, acesse a Agenda Legislativa da Indústria do Distrito federal.


Mais informações estão disponíveis na Gerência de Gestão de Defesa de Interesse da Fibra pelo e-mail gdi@sistemafibra.org.br ou pelos telefones: (61) 3362 6118 / 6174.

Por Aline Porcina
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra