Notícias

CLDF realiza homenagem a parceiros do ViraVida

Vira vida corpo materia CRI8020

Camila* estava orgulhosa no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na manhã do dia 13/10. Nesta data, os parceiros do programa ViraVida receberam uma homenagem pelo serviço prestado a crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social. E Camila é testemunha disso.

Com 20 anos, a jovem já passou por situações difíceis na vida e foi graças ao programa do Conselho Nacional do Sesi, que ela conseguiu superar tudo e dar a volta por cima. “É difícil até arrumar palavras para definir o que o programa significa na minha vida. O ViraVida me ensinou a estar pronta para o que der e vier”, comenta a jovem. Durante o programa, ela fez os cursos de recepcionista, técnico em administração e técnico em informática. Agora, dois anos depois, ela faz Técnico em Enfermagem no Senac e é Menor Aprendiz na Latam. Essas duas instituições são parceiras do ViraVida. E é exatamente pela mudança que esses parceiros causam na vida dos jovens que eles foram homenageados.

Vira vida corpo materia CRI8946

No total, foram 22 instituições que receberam menção de louvor por ajudar na execução do programa, seja com oferta de cursos ou seja de vagas no mercado de trabalho. Entre os homenageados no ato estiveram o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que coordena a ação em Brasília, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) que oferece capacitação com cursos técnicos em diversas áreas.

O presidente do Sistema Fibra, Jamal Jorge Bittar, se disse agraciado por ter a oportunidade de presidir uma instituição que coordena um programa tão grandioso. “O ViraVida é uma grata oportunidade de poder ajudar esses jovens. É um programa implantado pelo Conselho Nacional do Sesi, e a nossa gestão no DF renova e luta pelo programa, que é considerado um dos pilares do Sistema Indústria, por meio de seus braços Sesi e Senai”, comenta Bittar.

Durante a cerimônia de homenagem, o deputado distrital Rodrigo Delmasso declarou sua admiração pela ação. “O programa ViraVida é uma política pública que funciona. Ela não só resgata a autoestima como mostra que os jovens têm e querem contribuir para uma cidade melhor. Reitero aqui uma das minhas propostas para 2017: vamos destinar uma emenda parlamentar de R$ 4 milhões para a Secretaria da Criança, visando a manutenção do ViraVida”, afirmou. Além disso, ele garantiu que para os anos de 2018 e 2019, o programa estará com essa verba garantida.

As homenagens foram prestigiadas por dezenas de alunos e ex-alunos do ViraVida que ovacionaram e agradeceram todos os parceiros. “O ViraVida representa esperança, força! A maioria dos jovens do programa viram uma face do mundo que ninguém deveria ver e que não deveria existir. Quando eu fui apresentada ao projeto eu não tinha muita expectativa para o futuro e o ViraVida mostrou para nós que podemos ser o que quiser”, agradeceu Carol*.

Confira a lista de agraciados:

*Nomes fictícios para preservar as imagens das alunas
 
Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)