Notícias

Empresários do DF esperam melhoras quanto ao futuro da economia do País

Os empresários da indústria brasiliense estão confiantes. Pelo quarto mês consecutivo, o Índice de Confiança do empresário industrial do Distrito Federal (ICEI/DF) permaneceu acima da linha divisória dos 50 pontos. Em novembro, o índice ficou em 51,8 pontos – 16,6 pontos acima do registrado no mesmo mês de 2015.

A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). As entrevistas foram colhidas de 1º a 11 de novembro de 2016. 

A explicação para o bom humor empresarial são as previsões quanto ao futuro. Isso porque mesmo que o empresário mostre descrédito quando às Condições Atuais (40,3 pontos), o indicador de Expectativas avançou para 57,8 pontos - 18,4 pontos frente ao apurado no mesmo período do ano passado.

Além disso, o industrial espera melhoras na Economia Brasileira no curto prazo. O Indicador subiu para 59,1 pontos também no mês de novembro. Já as expectativas para os próximos seis meses quanto à Economia do DF ainda permanece estável, com 50,9 pontos.

Outro dado positivo é a expectativa dos empresários quanto à própria Empresa. Este componente registrou 60,5 pontos, de acordo com o levantamento.

Segundo técnicos da Fibra, as expectativas em relação aos próximos seis meses são influenciadas pelo maior rigor do governo federal na política fiscal,  sobretudo quanto aos controles de gastos, o que sinaliza um horizonte positivo para a macroeconomia. Além disso, a redução da taxa básica de juros também colabora para a avaliação positiva do cenário econômico no Páis.

Em relação ao índice nacional, o ICEI/DF situou-se praticamente no mesmo patamar do índice médio das demais capitais (51,7 pontos). 

Por Suzana Leite
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra