Notícias
Fibra sedia última reunião do ano do Comitê Gestor de Inovação
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 02 Dezembro 2016 14:30
A Federação das Indústrias do Distrito Federal sediou, nesta quinta-feira (1º/12), a 13º reunião do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação da Fibra. O encontro reuniu empresários, representes de academia e do governo local, com objetivo de discutir formas de implementar ações inovadoras nas empresas locais.
Os integrantes do Núcleo de Inovação da Fibra participam de grupos de trabalho em diversas áreas. As atividades desenvolvidas e as propostas a serem aplicadas em cada setor foram apresentadas pelos respectivos gestores. O coordenador do grupo de ‘Comunicação e Capacitação’, Paulo Foina, enfatizou que “a inovação está apenas no discurso e não no dia a dia das empresas”. Para mudar esse cenário, foram apresentadas possíveis soluções, como o desenvolvimento de um aplicativo de notícias gerenciado pelo Núcleo, ou estabelecimento de parcerias com entidades que possuem ações de inovação.
A responsável pelo grupo de trabalho ‘Fomento para Inovação’, Juliana Ribeiro, afirmou que poucas empresas sabem como conseguir recursos para desenvolver projetos inovadores. "Isso é um assunto chave, porque é fundamental saber como obter esses recursos, para ter mecanismos e formas para os projetos virarem realidade", destacou.
Balanço de 2016
O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário Queiroz, fez uma análise das ações do núcleo em 2016 e apresentou a agenda para 2017. Para o próximo ano, já estão definidas as datas das capacitações e reuniões que serão realizadas de fevereiro a dezembro.
Entre os destaques do ano que está se encerrando foram citados: o convênio com a Universidade Católica de Brasília; as capacitações; grupos de trabalho; sistemas de premiação; além do incentivo para inovação por meio de editais FAP, Senai Sesi de Inovação, FCO, CNI-Sebrae, Indústria + Produtiva e Procompi.
Para 2017, já tem seis reuniões e quatro capacitações programadas para o Núcleo de Inovação da Fibra. "2016 foi o ano de colocar o núcleo nos trilhos e, em 2017, a gente pretende executar e levar os resultados ao setor produtivo do Distrito Federal", explicou Jarbas Machado, coordenador do comitê gestor do núcleo de Inovação da Fibra.
Essa foi a última reunião do núcleo esse ano. A próxima reunião do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação da Fibra será realizada no dia 2 de fevereiro de 2017.