Notícias

Fibra participa da comemoração de 10 anos do Museu da República

O Museu Nacional da República está comemorando 10 anos de atividade e, para celebrar a data, serão realizadas diversas ações a fim de reafirmar as políticas culturais desenvolvidas no espaço ao longo dessa década.

O projeto, que está na segunda edição, conta com o apoio do Conselho Nacional do Sesi, do Sistema Fibra e da Secretaria de Cultura do DF e vai reunir grandes nomes, como: Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias, Tereza de Arruda, Marcus Lontra, Eduardo Saron (Itaú Cultural) Solange Lingnau (ABACT), Karen Machado (CCBB), entre outros.

A programação terá início no dia 14 de dezembro, às 19h, com o lançamento do projeto ONDEANDAONDA II – Cartografia das artes plásticas no Distrito Federal, que estará aberto ao público até o dia 26 de fevereiro de 2017.

Nos dias 15 e 16 de dezembro, será realizado o Seminário “Crítica, Mercado e Terceiro setor”, das 9h ás 18h30. Na semana seguinte, nos dias 19 e 20 de dezembro, o público poderá participar da oficina “Arte e novos mercados”, com Baixo Ribeiro e Mariana Martins. E, encerrando a programação, nos dias 21 e 22 de dezembro, será realizada a oficina “Roteiro das Artes”, ministrada por Mírian Rocha e José Carlos.

Ao longo do projeto, o Museu Nacional vai receber, aproximadamente, 150 artistas e 14 espaços independentes voltados para arte atual. São eles: A Casa da Luz Vermelha, Alfinete Galeria, deCurators, Elefante Centro Cultural, Espaço F/508 Fotografia, Galeria Arte XXX, Galeria Ponto, Galeria Ultravioleta, Manoobra Galeria,Naco, Pé Palito, Olho de Águia, Oto Reifschneider Escritório de Arte, Referência Galeria de Arte. Ao todo, serão cerca de 300 obras, entre instalações multimídia, pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, objetos, performaces e demais linguagens das artes contemporâneas.

Histórico do Evento

Considerada pela mídia a exposição coletiva mais representativa do ano de 2015, ONDEANDAAONDA I, teve por objetivo principal promover a economia da cultura no setor das artes visuais contemporâneas e apoiar os empreendedores e artistas desse segmento. Em sua primeira versão, o projeto ocupou o espaço expositivo principal do MuN, onde reuniu mais de 300 obras de artistas contemporâneos. Nesse expressivo panorama da arte produzida no DF foram apresentadas obras de 150 artistas. Com a curadoria geral do projeto realizada pela coordenação do Museu Nacional em parceria com os empreendedores, a exposição teve um público de aproximadamente 100 mil visitantes.

Toda programação do evento é aberta ao público e gratuita. Para as oficinas, é necessário fazer previamente a inscrição. Mais informações podem ser encontradas no Museu Nacional, pelo telefone (61) 3325-6234.