Notícias

Empresas exportadoras poderão usar Certificados de Origem Digital

O Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF) promoveu, na manhã desta quarta-feira (08), a primeira ação do ano de 2017. O treinamento gratuito “Certificado de Origem” foi realizado no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e contou com a participação de cerca de 30 empresas de diversos segmentos do setor produtivo local. 

O objetivo do encontro foi discutir os benefícios e a importância da certificação de origem, falar sobre os avanços das emissões dos certificados de origem com assinatura digital e navegar no sistema, apresentando as funcionalidades da plataforma COD Brasil.

Responsável por conduzir o encontro, a consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Camilla Mafissoni destacou que uma das maiores dificuldades dos empresários é se atualizar sobre os acordos comerciais e protocolos adicionais que estão sendo internalizados e reconhecidos a todo momento. Para Camilla, por este motivo, é importante que encontros como este promovido pelo CIN sejam realizados, a fim de repassar as informações e facilitar os processos de exportação. “O Certificado de Origem Digital (COD) está sendo implementado há mais de 10 anos e, agora, estamos em um projeto piloto muito avançado com a Argentina. Por meio desta plataforma, será possível fazer a solicitação via Sistema COD Brasil, oferecido por meio da Fibra, facilitando e agilizando o processo de liberação da documentação necessária para exportar”, explicou.

CIN Certificado Origem corpo materia CRI0607

Exportadora há mais de 15 anos, a Indústrias Rossi é uma das empresas que recorre ao CIN-DF para a emissão de Certificados de Origem. Segundo a coordenadora de vendas da empresa, Luciana Perciliano, o atendimento da Fibra é sempre muito rápido e eficaz para a emissão do documento, entretanto, outras partes do processo de exportação são demoradas e, em alguns casos, é necessária a contratação de despachantes para facilitar a liberação dos documentos. “Tivemos um crescimento de 40% em exportações no ano de 2016 e a nossa meta é continuar com estes índices, exportando, ao menos, para um país em cada mês. Este encontro foi muito útil para sanar algumas dúvidas quanto à certificação e espero que a plataforma COD Brasil facilite as solicitações e nos ajude a crescer cada vez mais”, afirmou.

Para saber mais informações sobre a emissão do Certificado de Origem, entre em contato com o Centro Internacional de Negócios do DF pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br, ou pelos telefones (61) 3362-6122/6132.

Por Aline Porcina
Imagens: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra