Notícias
Brasília perde pioneiro da madeira e do mobiliário
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 02 Março 2017 11:55

É com enorme pesar que a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) comunica o falecimento do empresário Roberto Maurício Moraes. Mineiro de nascimento, mas pioneiro em Brasília, Roberto Moraes chegou à Capital Federal ainda na década de 60 e foi responsável por equipar quase todos os escritórios da cidade, com divisórias e mobiliários para repartições.
Um dos legados deixados por ele foi a participação ativa no Sistema Fibra. Liderou, em 1985, um grupo de empresários com o objetivo de formar uma associação que tratasse, especificamente, dos interesses dos setor moveleiro. Em fevereiro de 1986, era fundado o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário (Sindimam-DF), entidade presidida por Roberto Moraes até 89.
Além de fazer parte da diretoria da Fibra durante anos, o empresário também participou ativamente da criação do Sicoob Empresarial - cooperativa de crédito inaugurada em 2003 para atender aos diversos segmentos do parque fabril local. Chegou a presidir o Conselho de Administração da cooperativa de 2013 a 2016.
Para Daniel Borges, presidente do Sindimam-DF, é uma grande perda não só para o setor de madeira e mobiliário, mas para toda a indústria brasiliense. “Perde, especialmente, o Sindimam, pois trata-se de um empresário que deixou grande contribuição para o sindicato. Posso afirmar que, com seu trabalho e dedicação ao longo de 30 anos, Roberto deixou um sindicato fortalecido. E mesmo já afastado pela frágil saúde, ele sempre era procurado para nos dar auxílio e bons conselhos”, lamenta-se.
O velório e o enterro aconteceram na tarde desta quarta-feira (1/3). Aos 77 anos, Roberto Moraes deixa mulher, dois filhos e três netos. Ele foi vítima de complicações após enfisema pulmonar.