Notícias

Fibra ganha cadeira em fórum permanente de MPE’s

pauta posse

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) passou a ter representatividade no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE). O Fórum tem entre suas principais funções assessorar e acompanhar a implementação das políticas públicas de apoio e fomento às micro e pequenas empresas (MPEs). Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, será o titular da entidade no grupo e o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Graciomário Queiroz, atuará como seu suplente.

O grupo pertence à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A 1ª plenária de 2017 ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto. Órgãos governamentais, entidades privadas de representatividade do segmento das MPEs e bancos com atuação nacional, que são membros efetivos do Fórum Permanente, estiveram presentes na solenidade.

O secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge, explicou o objetivo do FPMPE. “É um espaço de interlocução entre o Governo Federal, instituições nacionais de apoio à representatividade da MPEs e Fóruns regionais das 27 unidades federativas”. Sobre o segmento, ele ainda ressaltou que as MPEs contribuem para a diminuição de desequilíbrios regionais. “Por estarem presentes em todo o território nacional, as MPEs propiciam forte geração de emprego e distribuição de renda nas regiões em que estão inseridas”.

A última reunião do Fórum havia ocorrido ainda em 2014. Os membros do Fórum vão se reunir em plenária duas vezes ao ano, em Brasília, sob coordenação da SEMPE. A próxima reunião está marcada para o dia 5 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

No intervalo entre as plenárias, acontecerá intensa atividade nos cinco Comitês Temáticos que fazem parte da estrutura do Fórum, que são: Acesso ao Mercado; Tecnologia e Inovação; Investimento, Financiamento e Crédito; Formação e Capacitação Empreendedora; e Racionalização Legal e Burocrática. A Fibra irá atuar nas quatro primeiros.

Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE)