Notícias

Valdir Oliveira assume secretaria no Governo de Brasília

     posse valdir corpo2   

O desenvolvimento do Distrito Federal depende, necessariamente, de um projeto construído em parceria com o setor produtivo brasiliense. Abordando esta premissa, Antônio Valdir Oliveira Filho assumiu no fim da tarde de ontem (28/03), a Secretaria de Estado de Economia e Desenvolvimento Sustentável de Brasília. Antônio Valdir é legítimo representante do segmento empresarial do DF e traz ao Governo de Brasília vasta experiência advinda da sua liderança frente ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), como superintende Regional da instituição. O anúncio do comando da pasta foi feito pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.

 “Eu só acredito em projeto de desenvolvimento para o DF, se for construído em conjunto com o setor produtivo. Então, nós vamos, seguramente, em busca de melhoras para o setor produtivo, construindo este projeto em parceria com as Federações da Indústria, do Comércio, da Agricultura e todas as entidades que representam o setor produtivo da Capital Federal”, salienta Valdir.

Na oportunidade, o governador, Rodrigo Rollemberg, afirmou que os dois primeiros anos de seu mandato foram priorizados para arrumar a casa. Para os próximos dois anos de sua liderança, pretende retomar o desenvolvimento econômico da Capital, o empreendedorismo e a geração de novos empregos.

 "O Valdir deixa a superintendência do Sebrae, o que mostra o seu compromisso com Brasília, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em um momento muito importante para a retomada do desenvolvimento econômico. Eu tenho convicção que Brasília cumprirá um papel significativo no sentido de ajudar o Brasil a retomar o desenvolvimento econômico", ressalta Rollemberg. O governador finalizou afirmando que Valdir tem interlocução grande com o setor produtivo e que foi um nome construído com as entidades representativas do setor. "Ele dará uma contribuição muito significativa à melhoria da qualidade de vida e à retomada do desenvolvimento econômico na nossa cidade", completou Rollemberg.

Além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rollemberg anunciou que o atual secretário de Estado de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, assumirá a Secretaria de Estado de Justiça. Já o ex-subsecretário de Comando e Controle do Estado do Rio de Janeiro, na gestão do então secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, o delegado da Polícia Federal Edval de Oliveira Novaes Júnior assumirá a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Governo de Brasília. 

posse valdir corpo1

Secretário de Desenvolvimento Econômico 

O atual secretário que assume a pasta de Estado de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho, é bacharel em Administração de Empresas pela UniDF (Brasília-DF). Funcionário de carreira do Banco do Brasil, é o atual superintendente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Distrito Federal.

No Banco, sempre levantou a bandeira do empreendedorismo e do desenvolvimento do setor produtivo em diversas frentes. Foi um dos responsáveis na interface com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER); Pparticipou da elaboração do projeto Salas do Empreendedor e do programa de apoio às cooperativas; gerenciou a área responsável pela geração de emprego e renda (Assistência a Comunidades Urbanas e Rurais) e a montagem da rede de intermediação do projeto de apoio ao microcrédito, com a elaboração de guias para a sociedade civil organizada.

Participou, ainda, em 2003, do grupo de trabalho que deu origem ao primeiro banco brasileiro especializado em microfinanças: o Banco Popular do Brasil. Foi gerente da área de Desenvolvimento de Produtos e Serviços de Microfinanças e de Microcrédito do Banco Popular do Brasil, entre 2005 e 2006.

Já pouco mais tarde, em 2006, no posto de presidente da Associação Brasileira de Sebraes Estaduais (ABASE), integrou em 2006 a equipe responsável pelo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, no Ministério do Trabalho e Emprego. Foi ainda assessor máster da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, em 2007.

 

Texto: Gabriela Soares

Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Imprensa da Federação das Industrias do Distrito Federal (Fibra)