Notícias

Com ajuda do CIN, empresas ficam mais próximas do mercado externo

Com um mercado global pronto para ser desbravado, as empresas industriais do Distrito Federal encontram na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN/DF) um parceiro para alçar voos mais altos e, muitas vezes, driblar as dificuldades econômicas que tem assombrado a vida de muitos empresários. Com isso, é possível otimizar oportunidades de negócios junto a mercados internacionais e crescer.

Uma das alternativas encontradas pelo CIN/DF para auxiliar os empresários locais foi a implementação de Estudos de Inteligência Comercial, que são consultorias para atuar no mercado externo. “São estudos que auxiliam as empresas na tomada de decisão, aproximando o empresário de informações e análises de mercado internacional”, explica a gerente do CIN, Viviane Brunelly.

Ao todo, são seis estudos distintos que objetivam auxiliar os empresários na tomada de decisão sobre a internacionalização de seus negócios, por meio de informações obtidas em análises aprofundadas de perfis de mercado. “É fundamental que as empresas que desejam se inserir no mercado externo façam isso de maneira segura, para diminuir os riscos inerentes ao processo de internacionalização. Dessa forma, o CIN auxilia os empresários com a oferta de estudos que proporcionem uma visão integrada das oportunidades e desafios deste processo”, completa Viviane.

A primeira empresa a ser atendida pelo Centro foi a Fibromax, do setor de Construção Civil. O Estudo elaborado para a empresa foi o de “Encontre potenciais Mercados no Exterior”, que contempla análises de dados macroeconômicos, balança comercial e fluxos de comércio, além de análises comparativas dos países selecionados com o objetivo de identificar cinco principais mercados (2 mercados potenciais e 3 alternativos) para exportação do produto.

Diego Galvão, diretor da Fibromax, explica que a empresa resolveu buscar o mercado externo em detrimento a crise brasileira. Após a decisão em ampliar seu mercado eles identificaram no CIN um parceiro em potencial. “Sempre recebemos materiais do CIN e neste momento foi uma boa opção. É um material com informações importantes para esse primeiro momento. Ficamos muito satisfeito com o serviço”, elogia.

O CIN/DF integra a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para obter as informações sobre os Estudos de Inteligência Comercial, entre em contato com o CIN/DF pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br ou pelo telefone (61) 3362-6132/6122.

Assessoria de Comunicação da Federação das Indústrias do DF