Notícias

Fibra e Embaixada da Tunísia prospectam novos negócios

primeiro secretário da Embaixada da Tunísia corpo

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e a Embaixada da Tunísia em Brasília deram um passo importante para o estreitamento comercial e para a transferência de tecnologias entre o Brasil e o país africano. Nesta sexta-feira (23), o primeiro-secretário da embaixada, Amine Sayeb, esteve na Federação para conhecer melhor o trabalho em prol do setor produtivo brasiliense.

A visita foi de iniciativa da embaixada. A ideia foi conhecer a estrutura do Sistema Fibra e prospectar negócios. O encontro foi organizado pela equipe do Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF) e conduzido pelo diretor de Inovação e Tecnologia da Federação, Graciomário de Queiroz. “Podemos contribuir para aumentar o PIB [produto interno bruto] da Tunísia com transferência de tecnologia e apresentando o nosso parque fabril”, disse. O diretor falou dos setores mais pujantes da economia local, dos atuais desafios da indústria e de como a Federação e as empresas podem contribuir para aumentar as importações e as exportações tunisianas.

Amine Sayeb, que está no Brasil há seis meses, afirmou que sua missão é abrir as portas de seu país e da África a novos investimentos. “Por isso tenho interesse em conhecer o parque fabril, principalmente dos setores gráfico, tecnológico, de vestuário e farmacêutico”, afirmou Sayeb. “A Fibra e a Embaixada da Tunísia podem trabalhar juntas para alcançar objetivos comerciais criando boas estratégias de negócios.”

A Tunísia é um país árabe no norte da África. Os setores agrícola e de serviços são os principais motores da economia. O PIB da nação (2016) é de 135,9 bilhões de dólares. No ano passado, as importações registraram 19,5 bilhões de dólares e as exportações, 14,2 bilhões de dólares. França, Itália e Alemanha são os principais parceiros comerciais do país.

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Moacir Evangelista
Assessoria de Comunicação da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)