Notícias

Congresso Internacional Cidades Lixo Zero é lançado em Brasília

Foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (1º) o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. Será em Brasília, em 5, 6 e 7 de junho, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. O evento contará com a participação dos maiores especialistas do mundo em programas de conscientização e educação, redução e reúso, reciclagem, compostagem e políticas públicas, além da apresentação de cidades bem-sucedidas nessa área.

No evento de lançamento, no Clube Naval, o consultor italiano Alessio Ciacci falou sobre o conceito de lixo zero e sobre os diversos processos sustentáveis que podem ser adotados para o alcance das metas propostas. “É necessário trazer toda a comunidade para a discussão, assim é mais fácil alcançar excelentes resultados e transformar uma cidade em 100% lixo zero”, disse.

Durante a cerimônia, também foi anunciada a escolha da Ecovila Sustentável da Marinha como a primeira comunidade do Distrito Federal a passar pela experiência de se tornar lixo zero. Localizada entre o Gama e Santa Maria, a vila conta com 216 casas e cerca de 800 moradores e já começou a executar algumas das ações, como a construção de oito fossas ecológicas para o tratamento de esgoto.

De acordo com o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, a relação das comunidades com o descarte e o aproveitamento do lixo serve de indicador para analisar a eficiência dos processos: “O programa é voltado para qualidade total e melhoria contínua e já foi aplicado de forma eficaz tanto em pequenas comunidades quanto em cidades com mais de 2 milhões de habitantes. O foco deve estar em trazer o que há de melhor na prática e no pensamento para que seja utilizado na transformação do lixo”, disse.

lixo zero clube naval sistema fibra

Representantes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) participaram do evento de lançamento na parte da manhã. À tarde, o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil foi recebido na sede da Federação para discutir possíveis parcerias para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero e ações voltadas para o setor produtivo local.

Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra, Marcontoni Montezuma, o conceito de cidade lixo zero vai ao encontro das ações incentivadas e promovidas pelo Sistema Fibra: “Parte dos segmentos industriais do DF já vem implementando, nos últimos anos, boas práticas voltadas para a sustentabilidade, mas sempre podemos expandir nossos conhecimentos. Programas como estes trazem cases de outros país e contribuem tanto para a conscientização quando para a execução”.

Sobre congresso

No primeiro dia do congresso, 5 de junho, o foco serão as cidades. Os participantes conhecerão experiências de localidades de diversos países que já se dedicam ao conceito de lixo zero. No dia 6, o ponto focal serão os especialistas, que falarão de experiências bem-sucedidas pelo mundo e das dificuldades encontradas. No terceiro e último dia da programação, haverá salas temáticas sobre a economia lixo zero. Serão abordados temas como indústria e comércio, compostagem urbana, desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e tecnologias.

A organização espera 1,5 mil pessoas nos três dias de evento, entre expositores e participantes. Mais informações sobre estão disponíveis aqui.

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Aline Porcina
Fotos: Cristiano Costa       
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra