Notícias

Comitiva da Fibra visita 8º Fórum Mundial da Água

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, visitou nesta quinta-feira (22) o 8º Fórum Mundial da Água. Acompanhado dos diretores de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Graciomário de Queiroz, e de Gestão de Defesa do Interesse, Walid Sariedini, Bittar passou pelo espaço Expo, área restrita do evento, que conta com sessões temáticas e exposição para venda de produtos e serviços de organizações públicas e privadas de todo o mundo.
 
Na ocasião, o presidente da Fibra avaliou a importância do evento para a comunidade mundial e o fato de estar sendo realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul e, especificamente, em Brasília. “Nós estamos discutindo este tema de forma continuada há algum tempo. O uso consciente da água é de responsabilidade de todos e a indústria, obviamente, deve participar deste processo”, disse o presidente da Fibra.
 
Segundo ele, o racionamento pelo qual a cidade vem passando há mais de um ano serviu como oportunidade para que o segmento se adaptasse ao uso mais racional, respeitando a importância do recurso hídrico. “Podemos verificar, por meio de pesquisas, que o setor produtivo modificou algumas ações e passou a zelar mais pela água, inclusive com a redução e o reaproveitamento dela”.
 
Vila Cidadã e Feira
A comitiva da Fibra também conheceu os espaços gratuitos do evento: a Feira e a Vila Cidadã, que têm como objetivo ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados à água.
 
oitavo forum mundial da agua jamalbittar sistema fibra robotica sesi
 
No primeiro, empresas expõem o que pensam e fazem em prol da água, como em uma vitrine para produtos, serviços e solução. Já na Vila Cidadã, há atividades interativas, exposições lúdicas, palestras, cinema e espetáculos artísticos. É nesta área que as equipes das escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) estão apresentando os projetos relacionados à redução e ao reaproveitamento da água, que foram desenvolvidos para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). 
 
As criações chamaram à atenção dos visitantes não apenas pela tecnologia utilizada, mas principalmente pelos níveis de conscientização e de responsabilidade social demonstrados pelos alunos. “É muito importante defender e disseminar este tipo de comportamento. Se a criança ou o jovem começa a ter essa postura em casa ou na escola, consequentemente ele a leva para seu futuro ambiente de trabalho”, disse o diretor da Fibra, Graciomário de Queiroz.
 
Encontro de Negócios
Promover a troca de experiências, ampliar redes de contatos, firmar parcerias e o intercâmbio de boas práticas relacionados a temática da água foi objetivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao reunir 129 empresários de 25 países, também nesta quinta-feira, no Encontro de Negócios do Fórum.

Encontro de negocios capa
Para a analista de Políticas e Indústria da CNI Maisa Caixeta, o encontro faz a integração de soluções inovadoras e de 
tecnologias para a fomentação da indústria brasileira. “As parcerias proporcionam o avanço de processos e da economia, em prol do consumo eficiente de água. Além da expansão dos negócios nos mercados exteriores”.
 
As reuniões foram na Expo – área restrita ao público pagante – e agendadas antes do início do evento, por meio da plataforma B2Match, similar a uma rede social. Os interessados criaram um perfil e estabeleceram o que buscavam de investimentos para insumos sustentáveis. Foram 182 encontros, com duração de 30 minutos cada.
 
Os empresários puderam apresentar seus produtos e serviços para outras empresas, universidades e países. O engenheiro da Nexus Geoengenharia José Maria Pinheiro divulgou o software desenvolvido para mapear e cadastrar redes de água, de esgoto e de drenagem. “É uma oportunidade única participar do fórum e fazer negócios para reduzir a perda do recurso hídrico. Estou em contato com empreendedores da América Latina e da Ásia para fechar novos contratos”, disse.
 
Texto: Aline Porcina e Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista e Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra