Notícias
Segunda edição brasiliense da Campus Party é oficialmente lançada
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 29 Março 2018 09:13
Na noite desta quarta-feira (28), às 20h, foi lançada a segunda edição da Campus Party Brasília, no Mezanino da Torre de TV. O evento, considerado um dos maiores festivais de tecnologia do mundo, vai ocorrer de 30 de maio a 3 de junho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, e terá como tema Cidades Inteligentes.
"O ambiente de empreendedorismo e de inovação está sendo implantado na capital, e o investimento em ciência e tecnologia fomenta o que é melhor para Brasília", disse o governador Rodrigo Rollemberg.
A edição deste ano contará com quatro palcos na Arena, a área restrita a pagantes: o Feel the Future, o Creativity/Games, o Steam e o Coders/Makers. Os campuseiros – participantes que acampam no local do evento – terão acesso a uma programação de palestras e de workshops com, ao todo, 300 horas de conteúdo. Além disso, haverá campeonato de games, parada cosplay (pessoas vestidas de personagens) e desafios de hackathon – disputa de hackers a fim de explorar dados abertos por horas ou até dias.
O evento também terá um local exclusivo para relaxamento e cuidados com a mente e o corpo, o Party Wellness. Já o espaço Fazedores propõe oficinas com equipamentos eletrônicos, interação com ferramentas e plataformas de prototipagem e workshops sobre cultura maker – popularmente conhecida como “faça você mesmo”.
Na Open Campus, área gratuita da Campus Party, o público vai poder ver atrações com simuladores de realidade virtual, projetos acadêmicos, fazer networking com investidores e empresas de estágio e assistir à etapa de Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones.
O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), Cláudio Tavares, compareceu ao lançamento. Para ele, o evento promove a integração da academia com o setor produtivo. "A Campus é um evento jovem que mescla a troca de conhecimentos e o aprendizado prático."
O secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Jarjour, da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, acredita que o DF vive um momento de mudanças nas matrizes de desenvolvimento econômico. "A Campus Party e o Biotic – Parque Tecnológico de Brasília colocam a nossa cidade em um novo patamar de empreendedorismo." O parque terá tecnologia sustentável, com baixos níveis de emissão de poluentes e empresas ligadas à bioeconomia e à tecnologia da informação e da comunicação.
Também estiveram no lançamento o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Graciomário de Queiroz; o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Oliveira; o presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT); o secretário de Fazenda, Wilson de Paula; e o presidente da Campus Party, Francesco Farrugia.
Como participar
As inscrições para a Campus Party já estão abertas. A pré-venda dos ingressos vai até 23 de abril e os valores variam de R$ 90 a R$ 180. Os menores de idade que quiserem se inscrever têm de estar acompanhados dos responsáveis, que devem preencher uma ficha no site do evento.
2017
A primeira edição da Campus Party em Brasília ocorreu em junho passado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) teve um estande com projetos das equipes de robótica. Também levou à Campus Party a tecnologia XD Education, utilizada em sala de aula para melhorar o aprendizado e torná-lo mais dinâmico e interativo. Os óculos tridimensionais são usados nas aulas de química, de matemática e de biologia e auxiliam os estudantes no processo de aprendizagem de forma mais dinâmica e interativa.
Texto: Dayane dos Santos
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra