Notícias

Governo anuncia edital de seleção do agente de inovação do Biotic

Na tarde desta quinta-feira (5), a Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) assinaram o termo de cooperação para o chamamento público de escolha do agente de inovação do Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. Podem se candidatar organizações da sociedade civil – entidades privadas sem fins lucrativos, podendo ser associação ou fundação. O edital, com previsão de publicação neste mês, será executado com base na Lei n° 13.019/2014, federal, e no Decreto n° 37.843/2016, que regulamenta as parcerias público-privadas no DF.

A instituição selecionada deverá desenvolver ações de fomento ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, industrial e de biotecnologia. O termo de colaboração será firmado pelo período de 36 meses, com teto de R$ 18 milhões.

É de responsabilidade do agente de inovação a execução e a administração dos programas de incubação e de aceleração de novas empresas de base tecnológica (startups), além da dinamização do edifício-sede do parque, por meio de eventos, da atração de potenciais investidores, parceiros estratégicos e mentores e da realização de cursos de capacitação.

“A parceria entre o governo e as entidades envolvidas no Biotic é inovadora. A Federação das Indústrias do DF, por exemplo, tem tido um papel de propulsora da implantação do parque tecnológico”, disse o governador Rodrigo Rollemberg durante a cerimônia, no Palácio do Buriti.

No evento de lançamento do edital, foi apresentado o site do Biotic: www.bioticsa.com.br. No portal há o histórico do parque, a legislação, a localização e o mapa, além de espaço para os editais.

Para o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Jarjour, da Secretaria de Economia, o futuro da cidade está na inovação. “Estamos apostando em novos modelos de negócio, o que vai colocar Brasília no rol das cidades inteligentes”, afirmou.

edital da secretaria de economia biotic

O assessor de Empreendimentos Estratégicos da Fibra, Mário Lima, diz que o lançamento do edital é mais um passo para a concretização do projeto do Biotic. “A ocupação do espaço pelos editais fomenta o mercado da tecnologia, que visa à geração de novos negócios.”

Também estiveram no lançamento o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Oliveira; o presidente da FAP-DF, Tiago Coelho; o presidente da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Júlio César Reis; e o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), Luís Afonso Bermúdez.

Editais de ocupação

A FAP-DF está com o Chamamento Público nº 1/2018 aberto até sexta-feira (6) para seleção de entidades de apoio a instituições científicas, tecnológicas e de inovação interessadas em se instalar no edifício-sede do Biotic. O objetivo é promover um ambiente favorável ao desenvolvimento do ecossistema de inovação e estimular a interação entre o setor privado, a academia e o governo, além de incentivar a criação de negócios.

O outro edital aberto é a Chamada Pública nº 1/2018 da Terracap, que vai selecionar empresas de base tecnológica interessadas em se instalar no parque. Os empreendimentos devem desenvolver negócios inovadores baseados em diferenciais tecnológicos que busquem a solução de problemas ou de desafios econômicos, sociais e ambientais. O prazo para envio de propostas começa hoje (5) e vai até 27 de abril.

O Biotic

O edifício-sede conta dois blocos, cada um com quatro pavimentos mais dois subsolos de garagens e um auditório com capacidade para 160 pessoas. Além das entidades a ser selecionadas, o prédio abrigará a própria FAP-DF, o Sebrae-DF, com o sebraelab, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), startups, incubadoras e a Biotic S.A., que será responsável pela administração do Biotic.

Desde 2013, já funcionam na área do parque, por meio de parcerias público-privadas, o datacenter do Banco do Brasil e o da Caixa Econômica Federal, que guardam tecnologia da informação das instituições financeiras públicas.

Ao lado do governo e de empresas públicas, a Fibra integra o Comitê Gestor do Biotic. Quando estiver em plena operação, o Biotic será um parque de tecnologia sustentável, com baixos níveis de emissão de poluentes e empresas ligadas à bioeconomia e à tecnologia da informação e da comunicação.

Veja mais fotos do evento de anúncio do edital de seleção no link.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra