Notícias
Projeto de lei do ZEE é detalhado na Câmara Legislativa
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 17 Mai 2018 16:36
Na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara Legislativa, foi realizada uma apresentação técnica sobre o Projeto de Lei 1.988/2018, que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF). A subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Sílvia Rossi, deu informações detalhadas a consultores e a assessores legislativos sobre o projeto, enviado pelo Executivo em abril. O texto indica como e onde podem se instalar novos empreendimentos, com respeito às peculiaridades demográficas, ambientais e socioeconômicas de cada região administrativa.
O projeto de lei tramita por três comissões: Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo e Comissão de Constituição e Justiça. A apresentação desta quinta-feira foi solicitada pela deputada distrital Telma Rufino (Pros), presidente da CAF, e teve a presença dos deputados Lira (PHS) e Wellington Luiz (MDB). Secretários de Estado acompanharam a apresentação.
A construção do projeto do ZEE foi feita com participação da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), que se posicionou sobre pontos relevantes para o setor, como o mapa de risco ambiental, a criação de novos polos industriais e a definição das vocações.
O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra, Marcontoni Montezuma, assistiu à apresentação desta manhã e falou da importância da parceria do governo com o setor produtivo para destravar o desenvolvimento. “Talvez se o ZEE tivesse sido criado no início de Brasília, não estaríamos passando por esta crise hídrica que estamos vivendo hoje. A gente espera que, assim como ocorreu com outros projetos importantes para o setor produtivo, o ZEE seja aprovado com celeridade nesta casa de leis”, disse.
Durante a apresentação técnica, a subsecretária Maria Sílvia falou sobre a importância da indústria na ampliação do emprego, que também é uma das prioridades do ZEE-DF. “O projeto orienta a diversificação produtiva e também o tipo de atividade econômica com foco na inclusão socioprofissional aliada aos riscos ecológicos. Indústria não é mais sinônimo de chaminé saindo fumaça. Isso ficou no século passado. E o exemplo está aí, com a biotecnologia, com a tecnologia da informação e com o investimento do governo em relação ao Biotic, que deve gerar muitas opções de emprego para o DF”, afirmou.
Para obter mais informações sobre o ZEE, acesse: www.zee.df.gov.br/
Texto: Aline RorizFotos: Mardônio VieiraAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra