Notícias
Confiança da indústria do DF continua em alta
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 06 Junho 2018 09:39
O industrial brasiliense mantém-se otimista. Em maio, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) ficou em 57,1 pontos. Na comparação com o mesmo período de 2017, o indicador cresceu 2,7 pontos. Já em relação ao mês anterior, houve queda de 2,8 pontos. Em abril, o índice havia chegado a 59,9 – a melhor pontuação para o mês desde o início da série histórica, em 2010.
O recuo de maio em relação a abril deveu-se à percepção de piora quanto às condições atuais. O indicador recuou de 52,8 pontos para 49,5. O levantamento mostra que os empresários estão menos otimistas quanto à situação da própria empresa. Nesse caso, houve retração de 3,1 pontos, passando de 53,8 pontos em abril para 50,7 em maio.
Além disso, os entrevistados se mostraram preocupados quanto à economia do DF (47,5 pontos). Nesse caso, a queda foi de 4,2 pontos na comparação mensal. A percepção sobre a economia do País ficou em 53 pontos, portanto ainda otimista, com leve retração (0,6 ponto) na mesma base comparativa.
Expectativas positivas
Os empresários também permanecem confiantes quanto ao curto prazo. As expectativas permanecem positivas para o período que vai até outubro (60,9 pontos). Todos os componentes desse indicador, que mostra a percepção dos industriais quanto ao futuro, estão acima da linha divisória dos 50 pontos, logo, positivos. Mesmo com os cenários políticos incertos, eles esperam melhoria nas economias brasileira e local – 58,7 pontos e 58 pontos, respectivamente. Acerca da própria empresa, também são boas as expectativas (62,2 pontos).
Os dados da pesquisa foram colhidos de 2 a 4 de maio.
Icei-DF
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF indica tendências da economia. Empresários confiantes tendem a ampliar a produção e a fazer investimentos, o que estimula o crescimento econômico. Os dados são colhidos mensalmente em pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Icei-DF é composto pelas seguintes variáveis: as condições atuais e as expectativas dos industriais quanto à economia nacional, à economia do DF e à própria empresa. O índice varia de 0 a 100. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança. Quanto mais acima de 50 pontos, maior a confiança.
Texto: Suzana Leite