Notícias

Conheça as ações do Sistema Fibra em benefício do meio ambiente

Na semana de 11 a 15 de junho, o Sistema Fibra promoverá uma série de atividades dedicadas à conscientização ambiental. A programação, voltada a empresários, funcionários e estudantes, faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Haverá, por exemplo, palestras, feiras e concurso cultural (veja a programação mais abaixo).

As atividades ocorrerão nas unidades do Distrito Federal do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

A ideia é promover a conscientização sobre a necessidade de proteger e de valorizar os recursos naturais e também divulgar aos empresários projetos e serviços realizados por equipes de funcionários do Sistema Fibra e por estudantes, de modo que as experiências sejam replicadas.

As empresas também poderão conhecer serviços voltados para a sustentabilidade, como o Cozinha Brasil, do Sesi, e a consultoria de elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Senai-DF. O Senai Gama e o Senai Taguatinga ainda convidaram empresários das respectivas comunidades a expor produtos inovadores com foco na sustentabilidade.

As ações são coordenadas pelas equipes pedagógicas do Sesi e do Senai, com apoio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra. Conheça os projetos que serão apresentados na Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra:

Senai

Oficina de compostagem e horta sustentável

O Senai Taguatinga tem uma horta. Os alimentos plantados são utilizados nos cursos da área de alimentos. A oficina de compostagem e horta sustentável será para os empregados da unidade e dividida em dois momentos. O primeiro será uma aula teórica e o segundo, a plantação das sementes. Os funcionários interessados devem procurar a coordenação pedagógica.

Concurso Do Lixo ao Luxo

Estudantes do Senai Taguatinga vão ser convidados a confeccionar produtos de suas respectivas áreas do conhecimento a partir de sobras. O mais inovador será premiado com um curso de qualificação a distância e com uma visita técnica ao sítio Geranium, em Samambaia, que trabalha com educação socioambiental e com produção de alimentos orgânicos.

O Brasil que Eu Quero

Os estudantes do Senai Taguatinga serão estimulados a gravar vídeos sobre desenvolvimento sustentável e políticas de meio ambiente. Os professores da escola vão escolher o melhor e enviá-lo à campanha da Rede Globo.

Feira de troca

O Senai Taguatinga vai promover entre alunos e empregados uma feira de troca de itens como brinquedos, livros e roupas. O objetivo é incentivar o reúso e o consumo consciente.

Senai Sustentável

O programa nasceu no Senai Taguatinga em 2014 e foi expandido às demais unidades a partir de 2016. A proposta é sensibilizar alunos e funcionários sobre o uso racional dos recursos, especialmente o uso de descartáveis, como canudos e copos. Na Semana do Meio Ambiente, as unidades vão reforçar as atividades de sensibilização. No Gama, por exemplo, os colaboradores vão ser estimulados a presentear colegas com uma caneca.

Exposições

O Senai vai exibir nas três unidades (Gama, Sobradinho e Taguatinga) trabalhos feitos em sala de aula pelos alunos e oferecer aos visitantes informações sobre os serviços da instituição, como consultorias às empresas e cursos de educação profissional.

Projeto Gota

É uma parceria do Sistema Fibra com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para a utilização racional da água. O projeto surgiu da ação Professor do Lago para Conscientização, criado pela empresa para sensibilizar educadores sobre as consequências da crise hídrica no DF. O intuito é formar a rede “Eu sou mais uma gota” e disseminar as informações no ambiente escolar e familiar dos participantes, que são professores do Sesi e do Senai. As unidades do Senai vão formar turmas com até 15 alunos para um curso de 20 horas que inclui visita guiada à estação de tratamento da Caesb no Gama. A atividade será feita com professores indicados por gestores das unidades.

Projeto Óleo

O projeto foi o vencedor do Grand Prix 2018 do Senai Gama. Na disputa, alunos tiveram de criar soluções para necessidades reais do setor produtivo. A equipe que criou o Projeto Óleo foi a Winners, que propôs uma parceria entre o governo local e a Caesb para a criação de um projeto de lei que incentive a população a entregar o óleo residual de cozinha a supermercados, recebendo em troca cupons de desconto. A ideia é criar um ciclo rentável para diminuir o resíduo no meio ambiente.

Consumo consciente

O Senai Gama vai promover, durante os intervalos das aulas, jogos e brincadeiras com as temáticas água, energia, descarte adequado de resíduos, reúso – quando um objeto pode ser usado novamente – e reaproveitamento – quando o item ganha nova finalidade.

Sesi

Cozinha Brasil

O Sesi vai levar às unidades do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga e ao edifício-sede da Fibra um curso rápido de duas horas do projeto, criado em 2004. Alunos, empresários, professores e a comunidade escolar vão receber orientações nutricionais e dicas para aproveitar integralmente os alimentos e receberão certificado de conclusão do curso. A aula será em uma unidade móvel equipada com uma cozinha. Os alunos ganharão um livro com cem receitas, além de todo o material didático: pasta, touca, avental, caderno e lápis.

Robótica

As equipes Megazord, do Sesi Gama, Bisc 8 e Ohana, de Sobradinho, e Albatroid, de Taguatinga vão apresentar, em suas respectivas escolas, os projetos relacionados à água para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League. As equipes trabalharam em soluções para a forma como o recurso é encontrado, transportado, usado ou descartado.

Aula-show no Parque Ecológico Jequitibá

Os estudantes da unidade integrada Sesi/Senai Sobradinho terão uma aula prática no Parque Ecológico Jequitibá, ao lado da escola. Lá eles terão aulas multidisciplinares sobre a preservação do meio ambiente.

Plantio de árvores

Os alunos do Sesi/Senai Sobradinho vão plantar 30 mudas, com suporte dos professores, por toda a unidade.

Professores do Lago

Uma equipe da Caesb vai ao Sesi/Senai Sobradinho apresentar o projeto a alunos e a professores. O Professor do Lago tem o objetivo de disseminar informações sobre a gestão sustentável da água.

Expresso Ambiental

A Caesb vai levar às unidades o projeto Expresso Ambiental, um ônibus adaptado que mostra todo o ciclo do abastecimento de água e da coleta de esgoto. Durante as visitas, o público receberá, por exemplo, dicas sobre o uso racional da água e sobre como identificar vazamentos.

semana do meio ambiente do sesi fibra senai

Texto: Marcus Fogaça
Fotos: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra