Notícias
Brasília vai sediar instituto nacional de tecnologia do Sesi e do Senai
- Detalhes
- Publicado: Terça, 03 Julho 2018 20:12
Na noite desta terça-feira, 3 de julho, foi apresentado o instituto SE – Sesi Senai Para o Futuro, que será construído em Brasília a partir de 2019, com previsão de conclusão para 2021. O projeto do empreendimento foi detalhado durante o Encontro Nacional da Indústria (Enai), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O anúncio foi feito pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, na presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
As instalações do instituto SE – Sesi Senai Para o Futuro ocuparão uma área de 85 mil metros quadrados no bairro planejado de Alphaville, em Brasília. O complexo incluirá um centro avançado de preparação dos competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Museu de Arte, Ciência e Tecnologia da Indústria (que será aberto ao público), um centro de convenções, a Universidade Corporativa do Sistema Indústria e as sedes da coordenação da rede dos Institutos de Inovação do Senai e dos Centros de Inovação do Sesi, além de um ambiente para desenvolvimento de novas tecnologias educacionais.
O presidente da CNI enfatizou que o instituto vai ajudar a transformar Brasília em destino das principais empresas inovadoras do País. “Estamos falando de um investimento no DF de R$ 500 milhões na região do Alphaville, em um lote de 155 mil metros quadrados. Nós vamos fazer com que Brasília seja a capital da inovação do Brasil, de modo que questões de desenvolvimento tecnológico passem por aqui através dos nossos institutos”, afirmou Robson Braga.
O SE – Sesi Senai Para o Futuro vai atuar em eixos que abrangem a busca por inovação, o diálogo com os empresários industriais, a qualificação dos funcionários do Sistema Indústria e a interação com a sociedade. Além disso, o espaço vai apoiar a rede de inovação no desenvolvimento de novas tecnologias, competências técnicas e metodologias avançadas para a indústria.
Outro ponto de atuação instituto será o forte apoio aos 28 setores da indústria. “Dentro do complexo será feito um mapeamento das exigências tecnológicas de cada segmento e, em seguida, propostas serão elaboradas e desenvolvidas nos institutos e nos centros de inovação espalhados pelo País”, explicou Gustavo Leal, diretor de Operações do Senai.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, anunciou durante o evento que será publicado nesta quarta-feira, 4 de julho, um decreto classificando o empreendimento como de interesse público para o Distrito Federal. Dessa forma, as análises e as aprovações dos projetos e dos serviços de engenharia do instituto terão prioridade.
Além disso, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) entregaram ao chefe do Poder Executivo local um projeto de duplicação da DF-140, que vai melhorar a mobilidade da área onde será construído o instituto. A entrega foi feita pelo presidente em exercício do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.
Rollemberg afirmou que o empreendimento cumpre objetivos que são as grandes vocações de um novo modelo de desenvolvimento para o DF. “O instituto abrange vários interesses, por ser, ao mesmo tempo, um projeto educacional, de ciências, tecnologia e inovação, turístico e ambiental. Ainda cumpre outra finalidade extremamente importante, que é a descentralização do desenvolvimento no DF. No que depender do governo de Brasília, esse projeto terá prioridade absoluta, por uma questão estratégica de qual cidade queremos para o futuro”, disse o governador.