Notícias

Sazonalidade eleva produção da indústria do DF em outubro

A evolução da produção da indústria local registrou aumento de 9,1 pontos em outubro. O índice passou de 47,6 para 56,7 pontos. O indicador superou a linha divisória de 50 pontos, que separa aumento de queda, pela terceira vez no ano, repetindo os meses de março e agosto. Na comparação com o mesmo período no ano passado, o índice subiu 7,1 pontos.

O crescimento da produção se deve ao abastecimento dos estoques das empresas para atender às demandas de fim de ano do consumidor.

A utilização da capacidade instalada registrou leve retração. Caiu 1 ponto percentual se comparada a setembro, quando o parque fabril operou com 63% da capacidade. Assim, segue no patamar dos últimos quatro meses. O emprego na indústria, por sua vez, mostra tendência de estabilidade. O índice de evolução do número de empregados recuou de 51,8 pontos em setembro para 50,8 em outubro.

Sondagem Industrial do Distrito Federal é realizada pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e pelo Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Coleta mensalmente de empresários informações sobre a indústria brasiliense e as perspectivas do setor para os seis meses seguintes. Os últimos dados foram levantados na primeira quinzena de novembro.

Expectativa

A pesquisa indica que os empresários estão otimistas para os próximos seis meses. O indicador de expectativas de demanda por produtos alcançou 64,7 pontos – crescimento de 7,9 pontos. Já o de emprego passou de 52,6 pontos em outubro para 57,7 em novembro. É o melhor resultado dos últimos cinco anos, para os dois indicadores. 

O índice de intenção de investimento na indústria alcançou 54,5 pontos, aumento de 23,1 pontos na passagem de outubro (31,4 pontos) para novembro.

Texto: Dayane dos Santos    
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra