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Novo Plano Nacional da Cultura Exportadora começará pelo DF

PNCE Foto MoacirEvangelista28092019 1 de 1Integrantes do comitê gestor no Distrito Federal do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) conheceram na quinta-feira, 17 de outubro, a nova metodologia do programa do governo federal. O DF será a primeira unidade da Federação a operar com as novas diretrizes, depois de uma fase piloto em 2018 em Minas Gerais e em Roraima.

Lançado em 2012, o plano tem os objetivos de difundir a cultura exportadora e de contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros. No DF, começou em 2017. O novo modelo de operação do PNCE deriva do programa Rota Global, desenvolvido em 2017 e 2018 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que cedeu a metodologia ao governo federal.

O encontro ocorreu na Fibra, que coordena o comitê gestor local, do qual também fazem parte a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Banco do Brasil, os Correios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), a Universidade Católica de Brasília e o governo local.

“O objetivo é colocar na mesma página as instituições que de alguma maneira fomentam a exportação de micro, pequenas e médias empresas, de forma que façam o atendimento desde o início com uma visão única do negócio, para que o empresário consiga enxergar a trilha a seguir”, explica o coordenador de Inserção Internacional de Empresas do Ministério da Economia, Victor Maselli.

Agora, os integrantes do comitê gestor local farão a construção de portfólio e definirão competências para iniciar o atendimento às empresas.

Quatro etapas

A nova metodologia do PNCE tem o fluxo dividido em quatro etapas. A primeira é a análise do perfil, em que a empresa responderá a uma pesquisa online sobre estratégia, gestão, mercado e operações. Assim, se identificam as características do negócio e os objetivos com a internacionalização.

A segunda etapa é a avaliação de maturidade internacional, que identificará o estágio da empresa no processo de internacionalização. O passo seguinte será a entrega de um plano de ação. Personalizado, o documento traz sugestões do que deve ser feito para que a empresa alcance o mercado internacional. Para cada ação, serão sugeridos serviços de instituições que atuam no fomento à exportação. A última etapa será o atendimento consultivo, com acompanhamento da trajetória da empresa e avaliação de resultados.

Exportações do DF

A balança comercial do DF mostra que, de janeiro a agosto deste ano, as exportações totalizaram 96,3 milhões de dólares. Os três produtos mais exportados nesse período foram soja, carne de frango congelada, fresca ou refrigerada e ouro. Os principais destinos foram China, Estados Unidos e Portugal.

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Texto: Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra