Notícias

Exportação é tema de capacitação para empresários

CIN Foto MoacirEvangelista06112019Para aprender os primeiros passos para entrar no mercado internacional, 16 empresários de Brasília participaram nesta quarta-feira, 6 de novembro, de uma capacitação promovida pela Associação dos Jovens Empresários do Distrito Federal. A atividade ocorreu na Federação das Indústrias do DF (Fibra).

A capacitação foi ministrada pela gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), Viviane Brunelly. Em quatro módulos, ela abordou pontos que precisam ser observados pelas empresas que pensam em exportar, como documentação e escolha do mercado-alvo. “Antes de começar, é preciso definir questões que são estratégicas para a empresa. A parte operacional é a mais tranquila”, disse.

Por meio do programa Jovem Exportador, os empresários participam de diversas capacitações promovidas pela associação e por parceiros. O encerramento será com uma missão a Portugal, prevista para 2020. “Nosso objetivo é fazer o empresário enxergar que pode incorporar boas práticas do mercado internacional para ganhar competitividade local e também fazer a abertura de mercado em outros países”, explica Marcos Dias, vice-presidente executivo do Jovem Exportador. Além da capacitação, o CIN-DF apoia o programa com a avaliação de maturidade das empresas.

CIN Foto BrunoFrauzino06112019 1Adriana Barbosa (foto), de 42 anos, foi um dos participantes do treinamento. Ela é proprietária da Dare To Do, empresa de roupas esportivas em Águas Claras, e pensou em levar adiante a ideia de exportar após vender a uma amiga que mora nos Estados Unidos e receber retorno positivo sobre a aceitação das peças. “Surgiu essa oportunidade da capacitação e eu vim para ver por onde começar. Foi maravilhoso para mim: saí com várias anotações e fiz networking”, conta a empresária, que já fez curso e contratou consultorias na área de Vestuário no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).

Quem também participou foi Frutuosa Maria Regino, de 54 anos. Empresária do ramo alimentício, ela está à frente da Forno Mineiro desde novembro de 2018. “Com a exportação, espero melhorar os processos da empresa e a parte financeira, além de aumentar a competitividade”, diz ela, que vê na internacionalização uma forma de agregar mais valor aos serviços. A fábrica, em Águas Claras, trabalha com biscoitos e pães de queijo.

Como o CIN-DF pode ajudar na internacionalização

O CIN-DF dá suporte para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países. Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados.

Para saber mais, entre em contato com o CIN-DF pelo telefone (61) 3362-6122 ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Samira Pádua
Foto da capacitação: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Foto da participante: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra