Notícias

10º Prêmio Sinfor de TI encerra mostra na Câmara Legislativa

Premio Sinfor Foto Moacir Evangelista12112019Cinco instituições e personalidades foram homenageadas na noite de terça-feira, 12 de novembro, no 10º Prêmio Sinfor de TI. A premiação encerrou as atividades da terceira edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI, realizada ao longo do dia na Câmara Legislativa. A organização é do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF). A diretoria que estará à frente da entidade até 2023 tomou posse na mesma cerimônia, no auditório do órgão parlamentar.

Em comemoração aos dez anos de história, o Prêmio Sinfor de TI neste ano homenageou aqueles que se destacaram em edições anteriores. O Grupo ISG venceu a categoria Empresa Destaque da TI e a Telemikro, a de Empresa Pioneira do Setor de TI. A Câmara Legislativa recebeu o reconhecimento de Entidade Relevante para o Setor e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), o de Personalidade de TI.

O prêmio de Dirigente Pioneiro do Sinfor-DF, por sua vez, foi para Vilmondes Gomes da Silva, fundador do sindicato e integrante do conselho fiscal. É o mais antigo dirigente em atuação e integrou a Associação Brasiliense da Indústria de Informática, criada em 1986 e transformada no sindicato dois anos depois.

Na abertura da cerimônia de premiação, o presidente do Sinfor-DF, Ricardo de Figueiredo Caldas, destacou a importância do setor na capital do País – são cerca de 700 empresas em operação. “O mercado é formado majoritariamente por micro e pequenas empresas. Os profissionais, empresários, investidores e empreendedores de TI estão sempre trabalhando e os ciclos de venda dos nossos produtos são cada vez mais curtos. É por isso que precisamos inovar sempre.”

O Sinfor é um dos dez sindicatos filiados à Federação das Indústrias do DF (Fibra), que apoiou o evento. “Tecnologia hoje em dia é tema preliminar para tudo. Não cabe mais qualquer discussão que não privilegie as questões de inovação e informação. Esse é o foco da nova indústria”, pontua o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.

O secretário de Economia do DF, André Clemente, também compareceu à cerimônia e destacou o convite feito ao sindicato para integrar o comitê que discutirá o planejamento estratégico do Distrito Federal. Chamou a atenção, ainda, para a criação da Política de Governança Digital, publicada no Diário Oficial do DF no dia 12. “A gestão da política de TI vai organizar as demandas, para que tenhamos integração e disponibilidade de informações e, com isso, tanto do lado público quanto do lado privado, teremos uma base de informações melhor, melhores sistemas e aplicativos mais inteligentes para facilitar a vida do cidadão.”

A mostra

Realizada anualmente desde 2017, a Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI tem o objetivo de apresentar o potencial de soluções multilaterais por meio da tecnologia e de discutir ideias que impulsionem o setor. Reúne representantes do setor produtivo e do governo local, empresários e estudantes.

Neste ano, a mostra teve como tema O Papel Essencial da TI na Cidadania e na Construção do Futuro. A programação foi organizada em cinco painéis: Como a Tecnologia Alavanca o Desenvolvimento das Cidades?, Talentos de TI – Oferta versus Demanda, O Futuro Mediado pela Tecnologia, A TI na Gestão Governamental e Juntos Somos Mais! Houve ainda estandes de empresas do segmento.

Entre os patrocinadores do evento estavam o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). A Fibra apoiou a iniciativa. O Sesi levou à mostra o projeto Controlador Específico de Consumo de Água Residencial (Cecar) — o dispositivo, que pode ser instalado em qualquer saída de água da casa, tem um sensor de fluxo que mede a vazão e possibilita o monitoramento online para controle do consumo. A ideia foi desenvolvida por estudantes do Sesi Taguatinga.

O Senai apresentou serviços gratuitos que serão prestados a partir de 2020 por meio de dois termos de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). O primeiro trata de consultorias para impulsionar a produtividade e a eficiência energética de indústrias locais e o outro, da oferta de cursos de qualificação profissional.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 
 
Veja a galeria de imagens: 
10º Prêmio Sinfor de TI encerra mostra na Câmara Legislativa