Notícias

Câmara Legislativa cria Frente Parlamentar da Construção Civil

No Distrito Federal, o segmento de maior representatividade do setor industrial é a construção civil, com quase 60% do produto interno bruto da indústria local. Levando em conta a importância dessa atividade econômica para a cidade, a Câmara Legislativa criou a Frente Parlamentar da Construção Civil. A sessão solene ocorreu na noite de terça-feira, 12 de novembro, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

Composta por oito deputados na data de criação, a Frente Parlamentar da Construção Civil tem o objetivo de ampliar os debates sobre políticas públicas para empresas e trabalhadores do segmento, além de promover o aprimoramento da legislação local no que diz respeito ao setor e ao mercado imobiliário. A frente é presidida pelo deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB), de quem partiu a iniciativa de criá-la.

“O DF começou por um grande sonho, mas se materializou por meio de todos os que trabalham e acreditam na construção civil – o pedreiro, o servente e o empresário. A frente tem um papel muito importante, pois um grupo de parlamentares que se identifica com a temática se compromete com o segmento”, afirmou Vilela.

12 11 2019 Lançamento da frente parlamentar da construção civil Foto Victor Hugo Pessoa

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, espera que a criação da frente fortaleça a pauta do setor na agenda pública. “Temos um envolvimento muito grande e diário com a Câmara Legislativa, somos regidos por uma grande quantidade de leis – a grande maioria bem-intencionada, mas que precisa do nosso retorno e intervenção. Registro nosso agradecimento e nossa disposição de trabalhar de forma integrada com a Câmara em favor da sociedade. O que a gente quer é condição necessária para empreender”, destacou.

De acordo com dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), 3% de toda a atividade econômica local vem do segmento da construção civil. São mais de 60 mil postos de trabalho.

“Acredito que a gente vá conseguir colocar em pauta assuntos que travam o setor e isso vai ajudar muito a construção civil, que é a mola propulsora da indústria do DF. Ela impulsiona todos os outros segmentos. A Fibra está à disposição da frente e do Sinduscon-DF no que for preciso”, disse o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano, que representou a entidade da mesa da sessão solene. O presidente da Federação, Jamal Jorge Bittar, assistiu ao início do evento.

A sessão solene teve a presença de dezenas de empresários do setor, da deputada distrital Júlia Lucy (Novo) e dos presidentes da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Afonso Asaad, e da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal, Walid Sariedine.

Texto: Aline Roriz
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de imagens:
 
 
Câmara Legislativa cria Frente Parlamentar da Construção Civil