Notícias
Confiança dos empresários da indústria completa 16 meses em alta
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 27 Novembro 2019 09:30
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) alcançou 61,2 pontos em novembro, aumento de 0,4 ponto em comparação a outubro. É o segundo melhor resultado para o mês de novembro desde o início da série histórica, em 2010 – a pontuação mais alta foi em 2018 (65,3).
Há 16 meses, o Icei-DF segue acima da linha dos 50 pontos, que divide confiança de falta de confiança. Valores de 50 em diante indicam otimismo dos industriais quanto à situação econômica. Duas variáveis compõem a pesquisa: as condições atuais e as expectativas para os próximos seis meses. Os empresários são questionados sobre suas percepções quanto à economia nacional, à economia do DF e ao próprio negócio.
Na passagem de outubro para novembro, o indicador de condições atuais aumentou 0,6 ponto – de 54,6 para 55,2. De setembro para outubro, já havia crescido 2 pontos. O que mais contribuiu para o resultado de novembro foi a percepção sobre a economia brasileira, que subiu 2 pontos. A discussão da Reforma Tributária, as reduções da taxa selic para 5% ao ano e dos encargos para financiamento habitacional, o anúncio de privatizações e a ampliação de arrecadação de tributos influenciaram o resultado positivo.
O indicador de expectativas para os próximos meses cresceu 0,3 ponto em novembro. Passou de 63,9 pontos para 64,2. De setembro para outubro, o aumento havia sido de 3,2 pontos. “A confiança, embora esteja em alta há mais de um ano, vem oscilando. E a expectativa positiva também não se reverteu ainda na retomada de investimentos nem no dinamismo da produção industrial. Vivemos um momento em que as empresas estão reagindo à demanda imediata e tomando decisões de curto prazo”, avalia Jamal Jorge Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).
O Icei-DF é realizado mensalmente pela Fibra, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os últimos dados foram coletados de 1º a 12 de novembro.
Índice nacional
O índice que mede a confiança dos industriais na esfera nacional também segue em alta. O Icei alcançou 62,5 pontos em novembro – aumento de 3,2 pontos na comparação com outubro. O índice está 0,7 ponto abaixo do registrado em novembro de 2018, mas ainda 7,9 pontos acima da média histórica. Quanto aos dados por região geográfica, a confiança no Centro-Oeste alcançou 63,8 pontos, o maior resultado das cinco regiões.