Notícias
Biotic inaugura primeiro laboratório de testes 5G do Brasil
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 24 Julho 2020 17:08
Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 24 de julho, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, o primeiro laboratório de testes 5G do País. O espaço permite que visitantes experimentem uma internet mais rápida e conheçam as possibilidades de uso da tecnologia. Representantes do governo do Distrito Federal e do setor produtivo participaram presencialmente da cerimônia de lançamento, que foi transmitida ao vivo pela página do Facebook do governo.
“O 5G está no debate mundial, pois vai revolucionar o ecossistema e a vida das pessoas. Prova disso, é o quanto as conexões se mostraram fundamentais nesse momento da pandemia da covid-19, no qual se fez necessário uma melhor organização do teletrabalho, por exemplo”, disse o diretor-presidente da Biotic S.A., Gustavo Dias. O projeto é uma parceria da subsidiária da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), da Vivo e da Huawei. O laboratório estava pronto desde março, mas devido a pandemia da covid-19 a abertura havia sido adiada.
O vice-governador do DF, Paco Britto (foto), acredita que a chegada da quinta geração da internet na capital federal representa o caminho para torná-la uma cidade inteligente. “O Biotic é pioneiro no País em testes permanentes 5G. Além de uma navegação rápida, a rede promete consumir até 90% menos de energia o que beneficia não só o meio ambiente, mas a economia financeira, que gera impacto em áreas como a saúde, o agronegócio e a indústria.”
O laboratório conta com equipamentos conectados à rede 5G, nos quais o visitante poderá navegar e experimentar a conexão que é centenas de vezes mais rápida que a atual.
Benefícios para indústria
Segundo o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, a tecnologia trará novas possibilidades ao setor produtivo. “Abrirá oportunidades para as empresas que trabalham em busca da inovação e de ferramentas de competitividade, além de dar celeridade e melhor eficiência dos sistemas internos.”
Diferente do 4G, a tecnologia 5G possibilitará a conexão simultânea de aparelhos, permitindo conectar até mil objetos em um dispositivo móvel. A principal diferença da internet 5G é a menor latência ou o menor tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede. A latência é diferente da velocidade. O 5G permite uma taxa de transmissão com picos de até 20 gigabytes por segundo e uma latência (teórica) de até 1 milissegundo – atualmente, com o 4G, a latência está perto de 80 milissegundos.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), Ricardo Caldas, a iniciativa demostra o potencial de Brasília em atender o desenvolvimento de produtos tecnológicos. “Com a instalação do laboratório, vai haver a demanda de criação de softwares e de equipamentos, que o nosso setor é capaz de desenvolver. Isso permite que a indústria brasiliense inove e cresça”, afirma.
Visitas
A entrada no laboratório 5G é gratuita, mas é necessário agendar a visita. O protocolo é para conter a disseminação do novo coronavírus. Os interessados devem enviar e-mail para bioticsa@bioticsa.com.br.