Notícias

Semana da Empresa Exportadora será de 22 a 25 de outubro

Visita Teca Foto MarcosGomes 05062024 1Com o tema Logística em Foco: Conectando Mercados, a Semana da Empresa Exportadora buscará fornecer uma visão abrangente sobre o tema, com um olhar sobre as necessidades e os desafios da indústria do Distrito Federal. A programação, que ocorrerá de 22 a 25 de outubro, é promovida pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). As inscrições são gratuitas e limitadas, pelo site bit.ly/semanaexportadora2024. Estão previstas atividades online e presenciais, no edifício-sede da Federação (SIA, Trecho 3, Lote 225).

Na terça (22), haverá o webinário Frete Aéreo: Custos e Oportunidades com a FedEx, com a gerente regional da FedEx no Brasil, Graziela Rossi. Ela falará sobre essa modalidade de transporte no processo de exportação.

Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) mostram que o volume do comércio global aumentará 2,6% em 2024 e 3,3% em 2025, refletindo o atual crescimento da demanda por produtos. A partir de números como esses, a segunda edição do Observatório Tendências Globais, Logística global: conectando mercados, aborda a importância da internacionalização não apenas como opção estratégica, mas como necessidade para as empresas se manterem competitivas. O documento será lançado na quarta (23) e estará disponível no site da Fibra.

Na quinta (24), a programação ocorrerá no edifício-sede da Fibra. Haverá a assinatura de acordo de cooperação técnica entre a ABDI e a Fibra para a realização do segundo ciclo do programa Exporta DF, voltado para os setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos. O primeiro ciclo, em andamento, tem a participação de empresários do setor de vestuário.

Para o dia 24, também estão programados dois painéis. No primeiro, Soluções Logísticas no Comércio Internacional, o objetivo é tratar sobre desafios e oportunidades na logística de exportação, com foco nas tendências emergentes e como elas moldam as vendas. Duas palestras vão compor o painel: Desafios e Oportunidades no Transporte Internacional, com o assessor da Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Transporte (CNT) Bruno Lustosa, e Soluções Logísticas para o E-Commerce Cross Border, com o consultor de Comércio Exterior dos Correios João Leite.

O segundo painel será Estratégias para o Transporte Internacional de Cargas, que abordará os desafios enfrentados e as melhores práticas e estratégias para o transporte de mercadorias com otimização de rotas e minimização de custos. A primeira palestra será Integração e Eficiência no Transporte Internacional, com a gerente comercial do Grupo Porto Seco Centro-Oeste, Ana Cláudia Ganzarolli. A segunda, Planejamento Estratégico na Logística Internacional, será conduzida pela analista de Competitividade da ApexBrasil Camila Paschoal.

A programação da Semana da Empresa Exportadora será encerrada, no dia 25, com uma visita ao Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, em que empresários poderão conhecer de perto procedimentos operacionais de exportação e importação.

Balança comercial
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a indústria brasiliense exportou 75,7 milhões de dólares no primeiro semestre de 2024. Entre os principais produtos industriais exportados estão carnes de aves e suas miudezas, óleos combustíveis de petróleo de minerais betuminosos e preparações e cereais de farinhas ou amido de frutas ou vegetais. No mesmo período de 2023, as exportações da indústria brasiliense chegaram a 123,4 milhões de dólares.

Já o total importado pela indústria local nos seis primeiros meses deste ano foi 864,9 milhões de dólares. Estão na lista itens como medicamentos e produtos farmacêuticos, inseticidas e artigos de borracha.

Texto: Samira Pádua
Foto: Marcos Gomes/Sistema Fibra – 5.6.24
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra