Notícias

Fibra recebe Prêmio Sinfor de TI

54172511209 3c819ba547 oA Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) recebeu na noite de 28 de novembro o Prêmio Sinfor de TI na categoria Entidade Destaque. A cerimônia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, marcou o encerramento da sexta edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI.

A realização é do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF). A premiação, que chegou à 13ª edição em 2024, tem o intuito de valorizar e incentivar produtos, serviços e soluções em tecnologia da informação desenvolvidos na capital do País. Foram concedidos seis prêmios.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, subiu ao palco para receber o reconhecimento à Federação. “Cumprimento o Sinfor pela capacidade de realizar um evento dessa grandeza: bonito, organizado e relevante. Valoriza muito o setor de TI do Distrito Federal. O presidente Jacobino [Carlos Jacobino Lima] tem feito uma gestão proativa, voltada para o desenvolvimento sindical. A Fibra sente-se muito honrada em receber este prêmio maravilhoso”, agradeceu Jamal.

Na noite da cerimônia do Prêmio Sinfor de TI, também ocorreu a posse de Jarbas Ari Machado — 1º vice-presidente do sindicato e vice-presidente setorial da Fibra — como presidente do Grupo de Fortalecimento do Setor de TI – GForTI, lançado em agosto. O grupo tem como intuito apresentar projetos e ações prioritárias para o desenvolvimento do setor de TI. 54172476123 6cf0ed2146 o

Além do Sinfor-DF, o GForTI é composto pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do DF (Assespro-DF), pela Brasil Startups, pelo Centro de Tecnologia de Software de Brasília (Tecsoft), pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Federação Assespro), pelo Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social, pelo Instituto MultipliCidades e pelo Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do DF (Sindesei-DF). 

Alunos do Sesi-DF vencem disputa de robótica
Com apoio da Fibra, do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), a mostra Brasília Mais TI ocorreu de 26 a 28 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o tema Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação para o Futuro, a programação incluiu painéis, palestras, oficinas e rodadas de negócios voltadas para inovação e desenvolvimento socioeconômico.

O Sesi-DF participou da competição de robótica promovida durante o evento com três equipes de estudantes. A Federal Botz, do Sesi/Senai SIG, disputou a modalidade na qual o robô precisava percorrer um percurso predefinido; a Robot’s District, do Sesi Taguatinga, competiu na modalidade chão de fábrica, em que o robô buscava caixas no estoque e as levava aos clientes; e a Taguabotz, também do Sesi Taguatinga, enfrentou o duelo de sumô, em que o robô tinha de empurrar o oponente para fora da arena.

A Taguabotz ficou em segundo lugar na categoria e recebeu um prêmio no valor de R$ 1,5 mil. Compuseram a equipe Davi de Queiroz Caixeta Bispo, de 16 anos, Matheus Henrique Lopes Xavier, de 17, Nicollas Khrislen da Silva Trindade, também de 17 anos — alunos da 2ª série do Novo Ensino Médio, todos do itinerário Técnico em Redes de Computadores — e Cleber de Jesus Silva, de 15 anos, que cursa a 1ª série do Novo Ensino Médio, também do itinerário Técnico em Redes de Computadores.

O Senai-DF teve um estande no evento, em que apresentou ao público a aplicação da inteligência artificial em um game desenvolvido por alunos.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

Brasil mais TI