Notícias

Proposições que comporão a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2025 são definidas em seminário

26 3 2025 Seminário da Agenda Legislativa do DF Fotos Marcos Gomes 6A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu em 26 de março um encontro com dirigentes dos dez sindicatos filiados à instituição e diretores e técnicos da entidade para discutir e analisar a pauta da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2025. O seminário ocorreu no Sesi Lab, no Setor Cultural Sul, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

O documento, publicado anualmente desde 2003, traz uma seleção de propostas em tramitação na Câmara Legislativa que de alguma forma afetam a indústria local, com o posicionamento do setor sobre cada uma. É um importante instrumento para que a Fibra mantenha um diálogo institucional e transparente com o parlamento e com o governo do Distrito Federal, contribuindo para uma legislação estimule a atividade produtiva e a geração de emprego e renda. A edição deste ano, que será a 23ª, está prevista para ser lançada em maio.

A abertura do seminário foi feita pelo 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano. “O projeto é algo consolidado e é também o nosso maior trabalho ao lado dos sindicatos na defesa de interesses. É uma ação que contribui para a melhoria do ambiente de negócios, que preza pela sustentabilidade e pela competitividade da indústria. Assim, os parlamentares têm conhecimento das principais demandas do setor e do que é necessário para o seu crescimento.” A diretora de Assuntos Institucionais e Governamentais da Federação, Danielle Bastardo, também compôs a mesa de abertura.

26 3 2025 Seminário da Agenda Legislativa do DF Fotos Marcos Gomes 3Em seguida, o professor de Ciência Política da Universidade de Brasília Lucio Rennó ministrou a palestra Cenário Político do DF: As Eleições de 2026. Rennó apresentou o contexto eleitoral, falou sobre o atual cenário e fez uma análise sobre as possibilidades para as próximas eleições. “Além de ter uma ideia geral sobre esses três pontos, é fundamental cruzar informações, verificar diferentes fontes e a confiabilidade delas, e, assim entender as configurações da nossa política. Tendo isso como base, é possível provocar discussões que terão impactos reais na economia”, afirmou.

Construção em conjunto
O primeiro passo para a definição dos textos que compõem a Agenda Legislativa da Indústria do DF é feito online, com o preenchimento da ficha de priorização, na qual os industriais indicam as pautas de maior interesse. No seminário, eles se encontram para selecionar as que deverão constar do documento, debatendo a convergência e a divergência sobre o conteúdo.

Os participantes do seminário analisaram 71 proposições legislativas e 33 foram priorizadas. O número final na publicação pode variar de acordo com a tramitação das propostas no Legislativo. Os temas centrais são administração pública, assuntos econômicos, assuntos de relações do trabalho, assuntos sociais, política tributária e fiscal e política urbana e meio ambiente.

O diretor parlamentar e um dos vice-presidentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), Marcontoni Montezuma, participou das discussões e diz que o seminário unifica o entendimento dos sindicatos sobre os pontos que podem ser benéficos ou nocivos para o setor industrial. “As nossas posições revelam as necessidades dos segmentos de uma forma que os deputados entendam e viabilizem leis que favoreçam a atividade industrial, assim como o consumidor final. É uma apresentação dos impactos que um projeto pode ter, já que estamos do lado de cá e sabemos na prática as consequências de cada ação”, explica.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

 

Veja a galeria de fotos:

Seminário da Agenda Legislativa do DF