Notícias
Cruz original da primeira missa no Brasil passou pela Fibra
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 25 Abril 2025 14:24
A cruz usada há 525 anos na primeira missa celebrada no Brasil percorre desde o dia 15 várias cidades do País e esteve em Brasília de 21 a 23 de abril. A sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), foi um dos pontos por onde o artefato histórico passou na quarta-feira (23). A cerimônia de exibição teve a participação de funcionários do Sistema Fibra.
A peregrinação da cruz é uma iniciativa do Movimento Brasil com Fé, com apoio do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e do Instituto Redemptor, e tem o objetivo de comemorar o primeiro ato litúrgico no Brasil e promover a defesa da fé e da liberdade religiosa.
“Estar com a cruz na capital do País na semana em que a cidade comemora 65 anos é ainda mais simbólico. E a passagem pelo Sistema Fibra se torna ainda mais especial, pois a indústria também faz parte do progresso. É um local que contribui para o crescimento em comunidade, que gera emprego e renda e, ainda, promove o desenvolvimento”, disse o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor e guardião da cruz na peregrinação.
A cruz representa o sacrifício de Cristo e o caminho para a salvação. “A cruz original, atualmente preservada no Tesouro-Museu da Sé, na cidade de Braga, em Portugal, transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e a interconexão entre povos. Por isso, a peregrinação traz a mensagem de esperança e do cuidado com o próximo”, explicou o sacerdote. De 12 a 14 de abril, o artefato histórico viajou por cidades portuguesas.
A comitiva da peregrinação conta com a participação da coordenadora do Núcleo dos Povos Originários do Cristo Redentor, a indígena Wilza Neves. “Os meus ancestrais [da etnia Pataxó] puderam ver esta cruz. Por isso, acompanhá-la em solo brasileiro tem um significado especial para mim. É uma oportunidade de preservar a nossa cultura, de comunicar a fé e de relembrar o ensinamento de Jesus, de que todos somos parte da criação”, afirmou.
Em Brasília, o artefato histórico passou pela Catedral, pelo Palácio do Planalto, pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Congresso Nacional e pela Conferência Nacional dos Bispos no Brasil.
“É uma honra poder receber a cruz na casa da indústria no Distrito Federal. Estarmos no Tempo Pascal e comemorando o aniversário de Brasília é um privilégio ainda maior. O artefato tem valor e peso histórico imensuráveis por ter feito parte dos primeiros momentos da construção do Brasil como conhecemos hoje”, destacou o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.
A cruz fazia parte da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500. No dia 26, data da comemoração dos 525 anos da celebração religiosa, a cruz estará no local da primeira missa, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia (próximo a Porto Seguro).