Notícias

Gerenciamento de riscos na logística é tema de capacitação do Exporta DF

27 5 2025 Workshop Do Transporte ao Despacho Aduaneiro Gerenciando Riscos na Exportação Empresários participantes do Exporta DF – Sabores da Capital participaram na tarde dessa terça-feira, 27 de maio, da quarta atividade de capacitação da trilha de exportação do programa. Realizado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), o Exporta DF tem como objetivo facilitar a entrada de micro e pequenas indústrias brasilienses no mercado internacional.

Ministrado no Sesi/Senai SIA pelo coordenador comercial de cargas da Inframérica, Alexandre Telles, o workshop Do Transporte ao Despacho Aduaneiro: Gerenciando Riscos na Exportação abordou noções básicas de logística internacional, custos de transporte, seguros e o funcionamento aduaneiro associado ao processo de exportação.

Em um bate-papo, com troca de experiências e oportunidade de os empresários tirarem dúvidas, Telles deu dicas de como planejar parcerias para obter sucesso na exportação, mapear a precificação adequada e usar corretamente os Incoterms (Termos Internacionais de Comércio), conjunto de regras internacionais que define as responsabilidades de compradores e vendedores em contratos de compra e venda de mercadorias.

O gerente comercial da LaBarr Chocolate de Origem, Rafael Sá Jacques, saiu satisfeito do encontro, uma vez que pôde sanar dúvidas sobre um dos temas em que mais tem interesse. “Eu, particularmente, estava com muita curiosidade sobre esse assunto de logística, porque não sabia nada sobre isso. Estava ansioso para saber mais, tirar dúvidas e achei superproveitoso ter essa troca com alguém que tem experiência na área e nos trouxe bons exemplos”, avaliou. 27 5 2025 Workshop Do Transporte ao Despacho Aduaneiro Gerenciando Riscos na Exportação 1

Situada na Asa Norte, a LaBarr está no mercado desde 2016. Todo o processo de operação — fábrica, logística e loja — é no mesmo espaço. A empresa é uma das participantes do ciclo deste ano do Exporta DF, voltado aos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos.

Além do workshop desta semana, já foram realizadas atividades de capacitação focadas nos primeiros passos da exportação e como ela pode impulsionar negócios, em planejamento estratégico e em regulamentações internacionais para alimentos, bebidas e grãos. Para Alexandre Telles, a sensibilização e a capacitação dos industriais sobre esses temas são de suma importância. “Mais do que isso, é o que vai dar a musculatura para que eles se sintam confortáveis em seguir com o processo de exportação. Então, entender um pouco de cada um desses pontos é o que vai deixá-los confiantes”, acredita o coordenador comercial de cargas da Inframérica.

O programa
O Exporta DF é organizado em uma trilha, dividida em três etapas: ciclo de oficinas práticas, que inclui também a elaboração do plano de exportação de cada empresa participante; imersão de conhecimento para adequação de produto ao mercado externo; e conexão com empresas de outros países para prospecção de tendências e negócios. As atividades deste segundo ciclo começaram em abril e estão previstas para se encerrar em novembro.

São parceiros da edição de 2025 do Exporta DF a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a ApexBrasil, a Secretaria de Relações Internacionais do DF, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e os Correios, além dos sindicatos que representam no DF os setores atendidos: Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab) e Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do DF (Sindigrãos-DF).

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

Workshop - Do Transporte ao Despacho Aduaneiro Gerenciando Riscos na Exportação