Notícias
Sistema Fibra integra grupo de parceiros de programas da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 27 Junho 2025 16:57
A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), órgão institucional da Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizou nessa quinta-feira, 26 de junho, a solenidade de celebração Parcerias que Transformam. A cerimônia, no foyer do plenário, reuniu representantes de instituições públicas e privadas que darão apoio aos programas PEM nas Cidades e PEM nas Escolas.
O objetivo é levar a 15 regiões administrativas, em um período de seis meses, ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Serão projetos, campanhas educativas e articulações intersetoriais — algumas atividades itinerantes e outras permanentes.
“A dor de muitas mulheres vai além do físico, por isso faremos a escuta ativa, promoveremos ações que tratem das principais demandas desse público e oportunizaremos medidas para que elas saiam de situações de violência. Por meio das parcerias, faremos o bem de forma conjunta e ampliaremos o alcance e a efetividade de políticas públicas de proteção”, disse a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que atualmente coordena a Procuradoria Especial da Mulher.
A diretora de Assuntos Institucionais e Governamentais da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Danielle Bastardo, compareceu à cerimônia e representou o Sistema Fibra, do qual também fazem parte o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF). Ela destacou que a informação e a formação são primordiais para que vítimas saiam do contexto de violência. “Levaremos a expertise do Senai-DF com cursos de qualificação profissional, do IEL-DF com capacitações em gestão e do Sesi-DF com serviços de saúde, além das habilidades dos sindicatos filiados à Federação. A ideia é apresentar mecanismos para que essas mulheres alcancem a liberdade financeira”, afirma.
Criada em 2013, a Procuradoria Especial da Mulher tem o compromisso de promover e defender os direitos das mulheres no DF. Composta por deputadas distritais, a procuradoria se dedica à equidade de gênero e atua como um espaço político de escuta e acolhimento. Saiba mais no site da Câmara Legislativa.