Notícias

Fibra dá início ao projeto Indústria Circular DF

9 7 2025 Primeira capacitação do Indústria Circular DF Foto Bruno Frauzino capa A primeira atividade de capacitação do Indústria Circular DF foi realizada na tarde de 9 de julho. Desenvolvido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o projeto consiste em capacitações e consultorias gratuitas sobre princípios e aplicabilidade da economia circular, apoiando as empresas no processo de transição do modelo linear para o sustentável.

O encontro, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, reuniu representantes de micro e pequenas indústrias inscritas no projeto e foi conduzido pela Habe Lux, empresa contratada para prestar as consultorias. Três consultores detalharam o funcionamento do programa e os fundamentos da economia circular.

Na economia linear, os recursos naturais são extraídos, transformados em produtos, utilizados e depois descartados como rejeitos. O modelo circular, por sua vez, busca o uso total do material, com ações não só para reutilizar ou reciclar como também para reduzir insumos.

“Em uma perspectiva individual, a adoção de práticas de economia circular ou de sustentabilidade traz ganho real de eficiência na redução de despesas, na redução de custos e na extensão de linhas de produtos e, consequentemente, ganho de imagem. No contexto coletivo, a gente fala que não existe lado de fora: não posso pegar o resíduo e jogar fora, porque o ecossistema é um só para todo mundo”, explica a consultora Hannah Salmen.

Ainda no encontro, Larissa Malta, coordenadora da Agenda de Economia Circular da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou contextos históricos e legais sobre o tema, além de casos de sucesso. “É preciso repensar a forma como a gente consome, extrair menos e manter os recursos em um fluxo maior na economia, adicionando, retendo e recuperando o valor daquele recurso”, afirma.

As empresas participantes do Indústria Circular DF passarão por mais duas capacitações, de forma online, e então partirão para a etapa de planejamento estratégico, em que ocorrerá orientação individualizada para a construção de um plano de ação. Inicialmente, foi feito um diagnóstico para compreender o nível de maturidade de cada indústria em relação ao tema.

O projeto
O Indústria Circular DF atende 26 empresas. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento sustentável e a competitividade dos negócios. A metodologia e a aplicação do projeto são baseadas na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) ISO 59004. O documento define o que é economia circular e como deve ocorrer a implementação.

O projeto Indústria Circular tem apoio financeiro do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), gerenciado pela CNI e pelo Sebrae.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
Primeira capacitação do Indústria Circular (Fundamentos da Economia Circular para a Indústria Competitiva)