Notícias

Indústria impulsiona PIB do DF, diz Codeplan

IMG_3947siteOs indicadores preliminares de volume (taxas reais) e valores correntes para o Produto Interno Bruto do Distrito Federal referentes aos anos de 2009 e 2010 foram apresentados na manhã de hoje, no auditório da Federação das Indústrias do DF, pela Companhia de Planejamento do Distrito federal (Codeplan). O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador de análise do desempenho de uma economia e o PIB-DF representa toda a renda gerada na economia do DF pelos agentes produtores no período de um ano. O presidente da Codeplan, Miguel Lucena, e técnicos da Casa apresentaram os resultados para empresários, economistas e técnicos da Fibra.

Quanto ao exercício de 2010, as estimativas mostram que o PIB-DF a preço de mercado cresceu 3,6% frente ao ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 7,5% do setor industrial e 3,3% de serviços. Desagregando-se os dados da indústria observa-se que a construção civil acabou direcionando o crescimento da atividade industrial. Em 2010, o setor cresceu 8,8% em relação a 2009. Já o setor de transformação cresceu 6,5%.

Na avaliação da Fibra, o componente do setor industrial foi importante para o desempenho da economia do DF em 2010. Por outro lado, no setor de serviços, sobretudo a Administração Pública, o baixo desempenho reflete o momento de ajustes que vem experimentando o País no sentido de contingenciamento de gastos governamentais. “Mantendo-se este cenário pelos próximos anos,a  economia do DF necessitará de outra fonte de crescimento. Neste caso, o setor industrial se mostra como principal alternativa. Mas, para isso, é preciso discutir as diretrizes de uma política industrial adequada ao perfil de Capital Federal”, avaliou o presidente da Fibra, Antônio Rocha.

O desempenho da economia nacional foi da ordem de 7,5%, também liderado pelo excelente desempenho da atividade industrial (10,1%).

 

 

Texto: Carlos Magno/Patrick Selvatti