Notícias

Indústria do DF caminha, em passos lentos

grqaA indústria brasiliense encerra o terceiro trimestre do ano com crescimento abaixo do observado em 2010. É o que revela a pesquisa Indicadores Industriais, do mês de setembro, elaborada pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF).

A utilização média da capacidade instalada da indústria local alcançou 67,69% no período de janeiro a setembro de 2011, recuando 0,13 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado. Já o emprego industrial registrou crescimento de 0,77% no acumulado do ano até setembro - resultado bem abaixo do observado no mesmo período de 2010, quando Indústria caminha em passos lentos no DF a variação era de 6%. O comportamento de ambos indicadores reflete o arrefecimento do consumo local, que é medido pelas vendas do setor industrial. No acumulado do ano até setembro, o faturamento cresceu 0,83% frente a igual período do ano passado. Trata-se de uma taxa bem inferior à verificada no mesmo período do ano passado (32,63%).

Para os técnicos da Fibra, a expressiva desaceleração da atividade industrial no DF em 2011 frente ao ano anterior pode ser atribuída principalmente ao comportamento negativo daquelas atividades mais sensíveis ao crédito como, por exemplo, fabricação de móveis e vestuário – assim como a atividade de edição e impressão, fortemente ligada à execução dos gastos públicos. “Esse movimento, a exemplo do que vem ocorrendo no cenário nacional, é reflexo do maior rigor do governo no controle da inflação a partir do início de 2011”, avalia o presidente da Fibra, Antônio Rocha.

A redução no ritmo de crescimento da indústria do DF segue o mesmo comportamento da indústria nacional: no acumulado para os nove meses do ano, frente a igual período de 2010, mostrou avanço de 1,1%. Entre 2009 e 2010, o avanço foi de 13,1%.

 

Patrick Selvatti
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)