Notícias

Apesar dos entraves, indústria do DF está mais otimista

A carga tributária manteve­-se como principal problema enfrentado pela indústria bra­siliense em 2011. Sondagem Industrial divulgada pela Fibra, referente ao mês de dezembro, aponta que o item fechou o ano com 67,9%. Em segundo lugar, vem o item “competição acir­rada do mercado”, com 42,9%. Em terceiro lugar, com 35,7%, empataram “inadimplência dos clientes” e “falta de trabalhador qualificado”. 

Ainda com esses entraves, a Sondagem aponta que o conjunto de indicadores de atividade da indústria brasi­liense registrou desempenho positivo no mês de dezembro. O indicador de evolução da produ­ção alcançou 61,2 pontos, o me­lhor resultado do ano: ante igual mês do ano anterior, o indicador cresceu 23,1 pontos. O indica­dor de evolução do emprego industrial alcançou 60,7 pontos em dezembro. 

Já as expectati­vas para os próximos seis meses se tornaram mais disseminadas entre os empresários entrevis­tados. O índice de perspectiva para a compra de matérias­-primas alcançou 66,1 pontos; o indicador de expectativas do número de empregados alcan­çou 63,3 pontos; e o indicador de perspectivas para a demanda por produtos industriais alcan­çou 68,1 pontos.

Texto: Patrick Selvatti