Notícias

Empresas com prática sustentável podem ser premiadas

Estão abertas as inscrições do GPA Brasil, a versão brasileira de prêmio europeu para projetos sustentáveis

CRI_2864

Juntos pelo Brasil. Este é o tema da primeira edição do Green Project Awards Brasil, uma certificação de reconhecimento internacional realizado pela primeira vez fora da União Europeia. Já reconhecido em Portugal como uma importante referência na área da sustentabilidade, o GPA é promovido pela consultoria lusitana GCI e, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A premiação dos vencedores ocorrerá na conferência Rio +20, em junho, e as empresas e instituições que têm iniciativas sustentáveis em execução há pelo menos três anos já podem se inscrever até o dia 30 de março. 

As indústrias brasileiras podem indicar seus projetos na modalidade de Produtos e Serviços, nas áreas de desenvolvimento social, ambiental, economia e ética. O julgamento dos projetos nesta categoria caberá à Confederação Nacional da Indústria (CNI). As outras três categorias são Iniciativa Jovem, Pesquisa e Desenvolvimento e Campanha de Mobilização. “O GPA chega ao Brasil num ótimo momento, porque existe uma mobilização muito forte de toda a sociedade pela sustentabilidade”, explica a coordenadora da categoria Produtos e Serviços do GPA, Loni Mânica. 

O objetivo do Green Project Awards Brasil é criar um movimento para o desenvolvimento sustentável, mobilizando a sociedade civil e as empresas em torno da agenda da sustentabilidade. Para isso, o movimento premia e reconhece boas práticas em projetos implementados no Brasil que promovam o desenvolvimento sustentável, alertando e conscientizando a Sociedade Civil para a importância do equilíbrio ambiental, econômico e social. Os vencedores de cada categoria receberão certificações de boas práticas de sustentabilidade. “Mas o maior ganho das empresas é a repercussão nacional e internacional das suas ações de sustentabilidade e inovação social”, complementa Mânica.
 
O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha, apóia a iniciativa e espera a adesão do industrial brasiliense. “O empresário deve entender que sustentabilidade vai além do que sugere a questão da moda ambientalista. É uma questão de sobrevivência, inclusive com fortes impactos econômicos na gestão da empresa”, avalia. 
A candidatura a uma das quatro categorias do prêmio deve ser feita pelo site www.gpabrasil.com.br/formularios/. Mais informações podem ser obtidas no site www.gpabrasil.com.br ou na Assessoria de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) no telefone 3362-6121.

Mais informações
Patrick Selvatti