Notícias

Antônio Rocha participa de reunião com Dilma na Índia

AntonioRochaDilmaIndia29032012CNIDilma Rousseff teve reunião hoje, na Índia, com os empresários brasileiros presentes na comitiva a Nova Délhi, incluindo o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Tigre, e o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha. A presidente da República declarou ter se surpreendido com o tamanho da missão empresarial brasileira na Índia – 128 dirigentes – e com a estimativa da participação de mais de 450 empresários indianos no Encontro Empresarial Brasil-Índia, amanhã, no Taj Palace Hotel.

Durante a missão, vários negócios foram iniciados, como a associação de uma empresa brasileira com montadora indiana para produzir 60 ônibus por dia, além da abertura de um amplo mercado na Índia com a instalação de terminais eletrônicos bancários. "É estimulante ver negócios sendo gerados entre nós e os indianos. Há um vasto mercado a ser explorado na Índia e esperamos, ainda, trazer empresas de TI para o DF", observou o presidente da Fibra, Antônio Rocha. Ao seu lado, está o assessor especial do Governo do Distrito Federal, Gastão Ramos, que foi a Nova Délhi com a missão de apresentar o projeto do Parque Tecnológico Capital Digital. "Todos sabemos que a tecnologia é um dos fortes da Índia", lembra Ramos, que também integra a diretoria executiva da Fibra.

Aos empresários, Dilma afirmou, ainda, estar impressionada com o potencial de crescimento do comércio bilateral com a Índia, ao ser informada pelos presentes dos negócios em andamento paralelamente à Cúpula dos BRICS, de que participa. A corrente de comércio entre os dois países superou US$ 9 bilhões em 2011. Prova disso é que a presidente da República considerou bastante úteis encontros prévios com missões empresariais, por darem, a partir das experiências de cada empresa no país visitado, uma visão realista dos problemas a serem superados nas relações comerciais bilaterais e acenou com a possibilidade de repeti-los nas suas próximas viagens internacionais.

Texto: Patrick Selvatti, com informações da Agência CNI

Foto: CNI