Notícias
Ação Global: indústria faz a diferença no DF
- Detalhes
- Publicado: Sábado, 05 Mai 2012 00:00
A participação solidária de mais de 30 instituições que se juntaram ao Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e à Rede Globo Brasília e reuniu cerca de 510 profissionais voluntários levou aos 38.916 atendimentos feitos aos moradores da Vila Rabelo neste sábado (5), durante a 19ª edição nacional da Ação Global 2012. Ao longo de todo o dia foram atendidas cerca de oito mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. Jovens, crianças e adultos contaram com uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, cultura, cidadania e educação oferecidos na Escola Classe 17. O evento aconteceu simultaneamente em mais cidades de todos os estados brasileiros. A Ação Global 2012 realizou 1.671.953 mil atendimentos gratuitos a 624.005 mil pessoas em todo o País.
"A Ação Global é um exercício de cidadania que a indústria promove com o objetivo de contribuir para facilitar o acesso a serviços sociais básicos em regiões de difícil alcance governamental", avalia o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Antônio Rocha, que abriu as atividades na Vila Rebelo, ao lado do chefe de Promoções e Divulgações da Globo Brasília, Randovídio Ferraz. "A TV Globo utiliza o seu poder de alcance para promover essa importante ação de responsabilidade social em todo o País", diz Ferraz.
O deputado federal Luís Carlos Pitiman, 2º vice-presidente da Fibra, prestigiou a solenidade e acompanhou a comitiva que visitou a área de prestação de serviços do evento. "É uma iniciativa fundamental porque por meio desse modelo nós reunimos o setor produtivo e instituições parceiras para contribuir com serviços para comunidades carentes", avalia o empresário e parlamentar. "Que isso sirva de exemplo e de embrião para novas ações como esta", conclui. Ao seu lado, a administradora regional de Sobradinho, Maria América Menezes Bonfim, entende que a parceria é fundamental para a Vila Rabelo, que é uma comunidade muito carente. "A região administrativa não daria conta de atender toda a demanda e essa parceria facilita o acesso aos serviços. Nós agradecemos por termos sido escolhidos para receber os serviços de uma entidade reconhecida nacionalmente pela prestação de serviços essenciais na área de esporte, lazer, saúde, cultura.", avalia. O administrador de Sobradinho II, Hamilton Cunha, reforça o agradecimento: "É uma ação de grande importância para a comunidade carente que depende desses serviços", ele observa, lembrando que o Estado não consegue dar a assistência necessária também em função da não-regularização do local. "Isso dificulta muito a prestação de serviços públicos", resume.
O presidente da Associação de Moradores da Vila Rebelo, Adilson do Nascimento Tomé, conta que, em 20 anos residindo no local, não tem registro de nenhuma ação semelhante. "A gente quase nunca recebe ações de cidadania e um evento deste porte é a primeira vez. A cidade quase não oferece serviços de saúde e os serviços oferecidos em Sobradinho são distantes. Essa ação é um verdadeiro presente de cidadania", comemora.
Nova visão, mais sorrisos
Aos 42 anos, Maria Cilene da Silva nunca havia ido a um oftalmologista e durante a Ação Global, por meio do Instituto Visão, pôde passar por consulta sem custo algum. O diagnóstico mostrou 10 graus de miopia. “Eu tive muito problema com isso. Já fui demitida de empregos por não enxergar direito. Hoje tudo mudou para mim, fui tratada e ainda vou receber meus óculos. Tudo isso é maravilhoso. Estou muito agradecida”, destacou a faxineira que após o tratamento feito pela clínica, ainda ganhará gratuitamente seu par de óculos da Ótica Brasiliense. Segundo o oftalmologista do instituto, o serviço prestado na Ação Global foi além, porque parte dos atendimentos serão complementados na clínica mesmo depois do evento. “Alguns casos mais graves encaminhamos para tratar na clínica gratuitamente. Esses moradores receberão acompanhamento especial”, destacou.
Para o vigilante Risonaldo Barbosa da Silva, seu dia na Ação Global também mudou uma triste realidade. “Fiquei sabendo que poderia tratar meus dentes de graça e corri para cá. Já deixei de conseguir empregos por causa dos meus dentes e agora isso não será mais um problema”, enalteceu o pai da Daniele, do Davi e do Bruno, que também aproveitaram e foram ao dentista do Sesi, na Ação Global.
Por meio da mobilização de instituições parceiras e da dedicação de profissionais voluntários, a Ação Global ofereceu serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer. Para tanto, o Sesi-DF firmou parceria com a Secretaria de Saúde do DF, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Universidade Católica de Brasília, Óticas Brasiliense, Instituto Visão, Universidade Paulista (Unip), Siemens e Clínica Para Ouvir. Entre os serviços, atendimento odontológico (orientação de higiene bucal e tratamento restaurador), oftalmologia (consulta, procedimentos e confecção dos óculos), atendimento em pediatria, fonoaudiologia e aferição de pressão arterial, tipo sanguíneo, urina, além de orientação preventiva em neurologia, microscopia e escovódromo.
Houve, ainda, serviços voltados para a área de lazer, cultura e bem-estar, como academia de saúde e orientação nutricional. A ação teve como objetivo instigar na população uma melhor qualidade de vida, com mais saúde. No Ponto de Encontro Comunitário (PEC) instalado em frente à Escola Classe 17, durante a Ação Global, profissionais de Educação Física e Nutrição passaram o dia orientando os usuários. A moradora Vanderléa das Dores da Silva, por exemplo, passa sempre pelo local, mas nunca teve o interesse de conhecer melhor o local. A dona de casa de 25 anos acreditava se tratar de uma área de lazer, até que teve a oportunidade de descobrir, por meio da Ação Global, que o local tem o objetivo de promover a prática de exercícios públicos que visam melhoria na saúde e na qualidade de vida. Por meio deste serviço, Vanderléa pôde perceber que está acima do seu peso ideal e necessita adotar hábitos saudáveis. Ela pesa 111 kg, tem 1,63m de altura, é fumante, sofre de asma e pressão alta. “Eu vim aqui achando que ia trazer meus três filhos para brincar e saio com um alerta de que preciso me cuidar mais”, avalia.
Entre os serviços de educação, constaram oficinas de brinquedos e manutenção de bicicletas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF); orientações sobre consumo e fornecimento de água, feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); cursos de artesanato com material reciclável, promovido pelo Grupo Brasal; e cursos de reciclagem e contação de histórias, realizados respectivamente pelas faculdades Unip e Anhanguera. Oficinas do Programa Cozinha Brasil, do Sesi também instruiram os moradores da Vila Rabelo a preparar receitas saudáveis. Ações de cidadania também estiveram na pauta de serviços para os participantes, como assistência jurídica, emissão de documentos, orientações ao consumidor, cortes de cabelo, entre outras.
Ilustre presença - A Rede Globo, tradicionalmente, escala atores e atrizes para participarem ativamente da iniciativa todo ano. “O Sesi e a Ação Global estão de parabéns pela iniciativa de beneficiar uma população carente como a da Vila Rabelo. É a celebração da grande festa da cidadania”, destacou a atriz Bianca Bin, que passeou pelos estandes durante toda a manhã e parte da tarde. Bianca distribuiu autógrafos e muita simpatia a crianças presentes a escola. "Ela é gente como a gente", resumiu a menina Rayane Silva, de oito anos.
Por: Patrick Selvatti
Colaboração: Carlos Magno e Ailane Silva
Fotos: Nilson Carvalho
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Assessoria de Imprensa