Notícias

Desenvolvimento associativo ganha mais esforços na indústria

O diretor de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho, Walid Sariedine, e representantes dos dez sindicatos filiados a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) participaram hoje (10) de videoconferência para apresentação do Edital 2012-2013 do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O objetivo é que, a partir de agora, as Federações de Indústria apresentem suas propostas de Plano de Trabalho e de Projetos Inovadores para recebimento de apoio técnico e financeiro a partir do menu oferecido pela CNI. As propostas devem ser enviadas até 28 de maio de 2012 e os trabalhos iniciarão em julho. 

O PDA é um dos instrumentos da Gerência de Desenvolvimento Associativo da CNI para apoiar as Federações no fortalecimento da representação sindical empresarial, a fim de melhorar o ambiente de negócios da Indústria e ampliar a competitividade das empresas brasileiras. "Queremos fortalecer os sindicatos e as federações, aproximando as empresas para defender sua causa”, observa a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camila Cavalcanti. “Para alcançar os resultados desejados na execução dos projetos selecionados é de suma importância a participação dos sindicatos filiados”, enfatizou o diretor da Fibra, Walid Sariedine. 

PDA05052012NilsonCarvalhoFibraUnicom_CORTEMAIORO objetivo do PDA é mobilizar os empresários por meio dos próprios sindicatos e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sindical, com estruturação e planejamento, melhoria na gestão e promovendo a comunicação sindical. A metodologia inclui palestras, eventos regionais de mobilização, seminários, oficinas, debates e ações de comunicação mais assertivas. “Assim como a classe laboral, a patronal tem que se unir em defesa de seus interesse. O problema é que para eles é mais fácil, pois nós temos outras questões além da trabalhista para observar. Mas com esse apoio do PDA tudo fica mais fácil”, conta o presidente do Sindicato das Indústrias Fabricantes e de Reparação e Manutenção de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos Industriais, Elétricos e Eletrônicos do DF (Sindeletro), Sandoval Navarro. 

O presidente da Fibra, Antônio Rocha, lembra que, sem organização sindical, a indústria só tem a perder. “Essa é a nossa essência. Os empresários juntos têm mais musculatura e bala na agulha para mudar o ambiente de negócios", resume.

Por Patrick Selvatti 
Fotos: Nilson Carvalho
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail: patrick.selvatti@sistemafibra.org.br 

Telefone: (61) 3362-6131