Notícias

Indústria debate Zoneamento Ecológico-Econômico do DF

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) reuniram representantes do setor industrial para uma das consultas setoriais de cenários que balizarão todo o trabalho referente à construção do Zoneamento Ecológico-Econômico da Capital Federal (ZEE-DF), que está previsto na Política Nacional do Meio Ambiente e na Lei Orgânica do DF. “Essa consulta é fundamental para captar a visão dos atores envolvidos nesta questão do desenvolvimento econômico regional sem agressão ambiental”, avalia a subsecretária de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do DF, Maria Sílvia Rossi, que preside a comissão que está em busca do prognóstico nos principais setores da sociedade, incluindo o produtivo.

O Zoneamento é um instrumento, de caráter técnico e político, que objetiva subsidiar as ações de planejamento para que o uso do espaço do DF promova o desenvolvimento sustentável. Para isso, frisa Maria Sílvia, trabalha-se o conhecimento das potencialidades e vulnerabilidades socioambientais existentes. Na prática, o documento, que vai virar lei, deverá interferir diretamente na vocação industrial da Capital Federal e delimitar as áreas que serão utilizadas para fins econômicos. “Esta é uma oportunidade única de incorporar as contribuições do setor industrial. A Fibra não poderia ficar de fora, já que o resultado deste trabalho tem impactos certeiros no nosso”, avalia o diretor de Assuntos de Meio Ambiente da entidade, Dario Clementino. O empresário, que é do ramo da construção civil, lembra que a discussão acontece em momento oportuno, na semana que tem início a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. “Devemos buscar alternativas que possam conciliar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade”, resume Dario.

RIO+20 – Por falar em Rio+20, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai liderar a maior reunião de empresários brasileiros da Conferência. O diretor da Fibra, Dario Clementino, participará do Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, que reunirá hoje (14) cerca de 800 industriais, no próximo dia 14, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, para discutir documento inédito com os avanços de 16 setores da indústria na conservação do meio ambiente e na busca da sustentabilidade. Juntos, esses setores respondem por 90% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. Ao final do encontro, os empresários apresentarão o posicionamento da indústria na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, coordenará os trabalhos. A programação completa está no site criado pela CNI para a Rio+20 – www.cnisustentabilidade.com.br.

Texto: Patrick Selvatti

Foto: Nilson Carvalho