Notícias

Empresários da indústria dialogam com deputado Agaciel Maia

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) realizou hoje o segundo Encontro Parlamentar de 2012. O convidado para o café da manhã realizado na Fibra foi o deputado distrital Agaciel Maia. A proposta é que, daqui ao fim do ano, a entidade possa proporcionar um ambiente de debates com líderes, presidentes de comissão, autores e relatores, acerca de projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Isso, sob a ótica da indústria. “Pretendemos possibilitar aos legisladores um conhecimento mais aprofundado das peculiaridades da indústria e suas demandas com vistas ao aprimoramento do ambiente produtivo”, explica o presidente da Fibra, Antônio Rocha.
Agaciel é presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof). Em sua apresentação, o distrital deixou claro que está aberto ao diálogo com o setor produtivo e reforça o seu empenho em ter no DF uma política voltada ao desenvolvimento. “Ao optar entre fazer uma gestão tributarista ou desenvolvimentista, vou sempre seguir pelo caminho da segunda. É triste ver que há empresas deixando o DF pela ausência de atrativos. Na Ceof, buscamos fazer o trabalho de facilitador”, avalia Agaciel.

O deputado assistiu a uma apresentação sobre o perfil da indústria do DF e a Assessoria de Assuntos de Defesa de Interesses da Indústria fez um balanço quantitativo dos projetos de lei apresentados na Câmara Legislativa e identificou que entre os projetos em tramitação, aproximadamente 30% interessam à Indústria do DF. Desses, foram destacados para o debate com o parlamentar proposições que tratam da maior inserção da mulher no mercado de trabalho, que propõe medida para disponibilizar informações sobre prestadores de serviços e fornecedores de produtos que tenham tido ações lesivas ao consumidor, que promove a alfabetização dos trabalhadores e sobre programa de desenvolvimento econômico do DF, entre outros.

Em seu discurso, Agaciel solicitou que a Fibra encaminhe as demandas apresentadas, acompanhadas de propostas e argumentos para que sejam debatidas no âmbito das Comissões que integra no sentido de aprimorar os textos e adequar as proposições à realidade do setor produtivo. Em muitos casos, o deputado identificou que alterações pequenas, mas significativas nos textos poderão trazer maior segurança aos empresários e benefícios à sociedade. Segundo ele, a intervenção democrática realizada pela Fibra é bastante benéfica ao processo legislativo. "Os senhores trazem uma contraposição ao olhar do parlamentar, que busca atender a todas as esferas da sociedade da melhor maneira possível", ele sinalizou. “Considero mais inteligente reduzir impostos para geração de emprego e renda que onerar empresas e promover seu fechamento e sua migração para outros Estados", finalizou.

Após este produtivo debate entre os empresários - representantes dos segmentos da construção civil, gráfica, tecnologia da informação, vestuário, grãos, mobiliário, alimentação, lavanderias, eletrônicos, metalomecânico - e o deputado Agaciel Maia, o presidente Antônio Rocha conclui, ressaltando que “a mensagem que desejamos passar é: estamos aqui, reunidos e organizados, à disposição para construirmos juntos esse diálogo que atenda os interesses políticos, econômicos e sociais em benefício do Distrito Federal em todas as esferas”.

Texto: Patrick Selvatti

Foto: Nilson Carvalho - Unicom/Fibra