Notícias
Mesmo com cenário ruim, Construção Civil segue confiante
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 18 Outubro 2012 00:00
O ano de 2012 não tem sido bom para a indústria da Construção Civil. Os números apurados no período têm permanecido abaixo da linha divisória dos 50 pontos, mostrando desaquecimento do setor. Segundo a Sondagem Indústria da Construção, pesquisa realizada pela Fibra em parceria com a CNI e com o Sinduscon-DF, em setembro, o indicador do nível de atividade ficou em 47,5 pontos. De acordo com a metodologia utilizada neste estudo, em que os indicadores variam de 50 a 100, valores acima de 50 pontos indicam aumento no nível de atividade e, abaixo dos 50, revela queda.
Os demais indicadores pesquisados também mostram retração. O indicador do nível de atividade em relação ao usual (que é, basicamente, a comparação feita com iguais meses dos anos anteriores) situou-se em 42,3 pontos.
A retração da atividade da Construção Civil acaba por afetar o mercado de trabalho do setor. Neste caso, o indicador do número de empregados ficou em 42,3 pontos.
Contudo, embora o cenário do setor não seja favorável, as expectativas dos empresários da Construção Civil continuam positivas. Todos os indicadores para os próximos seis meses permaneceram acima da linha dos 50 pontos.
O índice que mostra as expectativas para compras de insumos e matérias-primas subiu para 58,9 pontos em setembro, contra 57,3 pontos em agosto. O dado é reforçado pela perspectiva dos entrevistados para a realização de novos empreendimentos e serviços, que situa-se em 54,4 pontos.
Com bons presságios, os empresários esperam, ainda, que o nível de atividade aumente no curto prazo. Este indicador ficou em 55,9 pontos, segundo o estudo. E, além disso, o número de empregados também deve subir (54,6 pontos).
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)