Notícias
Agnelo sanciona projeto de lei dedicado à Indústria
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 17 Janeiro 2013 01:00
O governador Agnelo Queiroz sancionou, hoje de manhã (17/01), na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), a Lei nº 1.245, de 2012, que cria o IDEAS Industrial. Trata-se do primeiro programa de financiamento com vistas ao desenvolvimento econômico sustentável, dedicado à indústria.
Em seu discurso, o governador ressaltou que não dava mais para continuar insistindo no desenvolvimento do Distrito Federal por caminhos, apenas, de incentivos fiscais. “Examinando a conjuntura, dá para perceber que esse instrumento aplicado no Brasil está completamente falido. Ou desenvolvemos o DF e fazemos crescer nossa indústria, fortalecendo o setor produtivo, ou estamos condenando a capital do Brasil em médio e longo prazo”, disse na oportunidade. E complementou: “Por meio do IDEAS, começaremos a adotar, de forma pioneira no Brasil outros tipos de incentivos para atrair empresas e fazer crescer a indústria do DF”.
De iniciativa do Executivo, o IDEAS Industrial foi amplamente discutido ao longo de 2012. A Fibra fez parte do grupo composto pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Estado de Fazenda; além de representantes do setor de Logística, e esteve presente em todas as discussões de amadurecimento do programa, inclusive, nas comissões e turnos de plenário, durante a apreciação do projeto na Câmara Legislativa.
O anfitrião e presidente da Fibra, Antônio Rocha, destacou que 2013 começa bem. “Este é o primeiro compromisso desta Federação neste novo ano e já iniciamos com um marco, a sanção do IDEAS Industrial, que inaugura uma nova fase de construção de políticas de estímulo ao setor”, ressaltou. Para Rocha, desde que o Proin foi criado, em 1989, o setor industrial luta e apresenta proposições ao governo para que fosse concebido um novo programa que atendesse às especificidades da indústria, oferecendo segurança jurídica aos empreendedores. Esperamos, desta forma, garantir a competitividade de nossas empresas, elevar a participação da indústria na economia local, aumentar a oferta de emprego, gerando mais renda”, finalizou.
Poderão se beneficiar com recursos do programa, empresas que desenvolvam atividades nos setores de indústria e logística. Com taxa de juros de 1,2% ao ano, o IDEAS Industrial concederá financiamento a projetos destinado à instalações, capital de giro e produção. O limite do financiamento será de até 13% do faturamento bruto mensal da empresa solicitante, com pagamento que pode estender-se a 360 meses.
Na opinião do presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wasny de Roure, esse programa é uma ruptura com uma modelagem que trouxe sérios problemas para a cidade. “O IDEAS Industrial traz inúmeros avanços no processo de apoio ao desenvolvimento econômico. Brasília tem um mercado privilegiado e, além disso, um setor industrial diferenciado do restante do País. Portanto, o poder público reconheceu, entendeu e avançou com a criação do IDEAS”, disse, na ocasião.
O secretário de Estado de Fazenda, Adonias dos Reis Santiago, resume o IDEAS Industrial em duas palavras: segurança e competitividade. “Primeiro, segurança, para que os empresários possam investir sem preocupação com ações de ilegalidade. O investimento do empresário da indústria está segundo aqui. Segundo: a competitividade. Com juros de financiamento no patamar de 1,2% ao ano, a produção passa a ser competitiva no mercado interno, nacional e até internacional. É uma nova oportunidade de desenvolvimento do Distrito Federal”, resumiu o secretário.
Já a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Catia Miho Takahashi, que também participou ativamente nas discussões do IDEAS Industrial, falou que “com novos investimentos e diversificação da matriz produtiva, espera-se um aumento da competitividade das empresas, geração de novos empregos e renda, com consequente melhoria da qualidade de vida e maior desenvolvimento do DF”.
A solenidade contou com a presença de parlamentares, autoridades de governo, além de empresários de todo o setor produtivo.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
(61) 3362-6139