Notícias
Comitiva americana visita Fibra e abre diálogo para negócios
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 11 Março 2013 00:00
A Federação das Indústrias do DF (Fibra) recebeu, nesta segunda-feira (11/3), a visita de uma comitiva americana, formada por empresários e representantes do governo dos Estados Unidos, liderados pela assessora especial para Assuntos Globais Intergovernamentais do Departamento de Estado Americano, Reta Jo Lewis. O anfitrião e presidente da Fibra, Antônio Rocha, conduziu o encontro bilateral, que contou com a presença de diversos empresários da indústria do DF, além de secretários de Estado do DF.
O grupo veio à Brasília para conhecer investimentos que estão sendo feitos para os grandes eventos esportivos que se aproximam, tais como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de Futebol. A comitiva pôde conhecer, ainda, alguns projetos estratégicos do GDF, como o Parque Tecnológico Capital Digital, o Centro Logístico, o Centro Financeiro Internacional e a Cidade Aeroportuária.
Estrategicamente, os EUA são um parceiro muito importante do Brasil e, por consequência, de Brasília também. No último ano, o DF exportou US$ 23,05 milhões e importou US$ 294,44 milhões dos Estados Unidos. Para Antônio Rocha, há grande possibilidade de aumentar ainda mais essa parceria principalmente na área de tecnologia da informação. “As empresas norte-americanas são especializadíssimas e possuem know how para contribuir na formação do Parque Tecnológico Capital Digital, por exemplo”, explicou. Segundo Rocha, o que não faltam são oportunidades de negócios entre os dois países, motivo pelo qual levou a Fibra a abrir as portas à visita da comitiva.
Para o secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, a política internacional adotada por Agnelo está centrada em transformar Brasília em uma cidade global, uma cidade competitiva em todo o mundo. “Temos uma relação de grande amizade com os EUA, esperamos estreitá-la ainda mais após esse encontro”, disse, na ocasião.
Já para Reta Jo Lewis, a visita é estratégica, uma vez que maximiza as oportunidades econômicas, que estão em “alta” em Brasília. “Sabemos que é a partir dos pequenos empreendedores que se crescem as oportunidades de renda e emprego. Assim, temos claros interesses iniciar um diálogo, conhecendo as necessidades e oportunidades do DF, por meio, também, dos representantes industriais aqui presentes”, comentou.
A visita da assessora americana precede a ida do governador do DF, Agnelo Queiroz, à Washington, na próxima quinta-feira (14), para assinar um acordo de cooperação entre as duas cidades nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cultura, Turismo e Mobilidade Urbana.