Notícias

Distrito Federal atrai investidores norte-americanos

ComitivaAmericana08042013NilsonCarvalhoA Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), recebeu hoje (8/4), visita de representantes dos maiores grupos industriais dos setores de Tecnologia e de Defesa e Segurança dos Estados Unidos. Dentre as empresas representadas pelo grupo estavam Boeing e Motorola, que em conjunto com o setor defesa vendem, em todo o mundo, por volta de US$ 100 bilhões em produtos e serviços em segurança.

Márcio Franca, diretor secretário da Fibra, foi o anfitrião da reunião representando o presidente da Federação, Antônio Rocha, que está em viagem à Hannover, na Alemanha, para participar da feira Hannover Messe, a maior feira industrial do mundo. Franca recebeu a delegação expondo as virtudes de Brasília no cenário brasileiro e da América do Sul, como polo de desenvolvimento tecnológico sustentado pelo alto IDH, pela alta escolaridade e pela localização geográfica que diminui os custos relacionados à logística. “Brasília tem vocação para indústrias não poluentes e com alto índice de tecnologia embarcada, que se encaixam exatamente no perfil do setor de inteligência, tecnologia e defesa”, destacou Franca.

Um dos dois líderes da delegação formada por 23 executivos, Matthew Riddle, frisou que a intenção da visita à Brasília é de consolidar parcerias e aumentar o entendimento entre a indústria de defesa e tecnologia norte-americana e o Brasil. Riddle destacou a posição privilegiada do Distrito Federal na atração de investimentos, especialmente pela planificação de desenvolvimento para o futuro, que começou a ser trabalhada pelo governo local. "Ficamos muito impressionados com o planejamento de projetos de longo prazo e com a estabilidade (econômica) no Distrito Federal, coisas que nossas empresas não veem há muito tempo em Washington, por exemplo”, destacou Riddle.

Com objetividade, os investidores aproveitaram a presença dos secretários de Estado do governo do Distrito Federal Adonias Santiago, de Fazenda; Gutemberg Uchôa, de Desenvolvimento Econômico; Sandro Avelar, de Segurança Pública; e Odilon Frazão, chefe da Assessoria Internacional do governo do DF, para obter informações sobre incentivos governamentais e propostas estruturais para a atração de investimentos em Brasília. Os secretários responderam cada um sobre a conjuntura de suas pastas, mas deixaram claro o entendimento do governo do DF em abrir espaço de diálogo entre as partes, podendo customizar ações para contemplar tanto o crescimento da região quanto as necessidades de investimento das indústrias.

O diretor da Fibra, Márcio Franca, expôs ainda à delegação norte-americana o suporte que o Sistema Fibra, a partir de seus braços, Sesi, Senai e IEL, podem dar na criação de condições ainda mais favoráveis para os investimentos em Brasília. “O Sistema Fibra está preparado para dar o suporte necessário para novos investidores, estando sempre de portas abertas para o desenvolvimento industrial do Distrito Federal”, concluiu Franca.

ComitivaAmericana08042013NilsonCarvalho 1

Nilson Carvalho

Assessoria de Imprensa
Fotos: Nilson Carvalho/Fibra Unicom 

Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra